terça-feira, agosto 16, 2005

A estação do fogo

É indiscutivelmente a nossa "silly season", ano após ano, com data marcada e temperatura a condizer, esta apoteose pirotécnica ameaça transformar-se em cartaz turístico (mais um) deste país de eventos! Imagino o slogan: "não se fique pela praia, vá ver os fogos florestais em Portugal"!
O pior é que já não são só fogos florestais, é onde calha! Uma forma larvar de terrorismo, toma o pulso ao país, infiltra-se e vai avançando sobre a inércia e a incapacidade dos governantes, apenas preocupados com a sua imagem e a do partido a que pertencem.
Sabe-se que os regimes não morrem de morte natural, preferem suicidar-se, e valha a verdade que já vi isto mais longe... mas como português, não posso assistir indiferente à destruição, à desgraça e ao pânico generalizados enquanto o primeiro-ministro anda a caçar ou a ver caçar leões, ainda que autorizado pelo ministro Costa!
Aliás, estas férias de Sócrates, quatro meses depois de tomar posse e dois meses depois de ter aumentado os impostos aos portugueses, são simplesmente incompreensíveis, para não dizer outra coisa!
Quem não meteu férias foram os incêndios e os bombeiros, que dia e noite, fazem os impossíveis para conter uma situação, que temos que admitir, já está para além de qualquer controle.
Pois é, isto já não vai com "prevenções" e mais dinheiro para as "prevenções". E também não vai com mais "eficácias" no combate aos incêndios e mais dinheiro para as "eficácias", porque assim não há dinheiro que vede!
Precisamos de uma revolução, de preferência tranquila, mas que não tenha medo da palavra revolução! O regime republicano que despovoou o interior, que aniquilou a agricultura e a pastorícia, a troco de madeira e pasta de papel para a indústria (afinal para arder!), não tem quaisquer condições, nem sabe, como reverter a situação.
De facto - quem acantonou a população no litoral, a viver em sanzalas de cimento armado, à volta de Lisboa e Porto; quem não percebe que Portugal era um país habitado em toda a sua extensão, que tinha matas, tapadas, soutos, montados e pinhais na orla marítima, mas não é um país florestal nem amazónico; quem está em vias de reduzir o território continental a uma ridícula "república litoral portucalense" - não pode continuar a dirigir os nossos destinos.
Está na hora de uma drástica lei de "condicionamento florestal" que limite severamente a área do pinheiro bravo e eucalipto com destino à indústria.
Está na hora de convocar o exemplo de Sancho I, o Povoador!
Está na hora da colonização interna e recorrer, se for preciso, à lei Fernandina das sesmarias !
Está na hora de recomeçarmos (e reconquistarmos) Portugal.

Sem comentários: