domingo, setembro 04, 2005

Alerta amarelo

Quando a coisa começa a cheirar a esturro ou quando rebenta alguma bronca, o sistema defensivo do regime entra em alerta amarelo, com a comunicação social especializada a lançar barragens de fumo e outros artefactos para distrair o pagode.
É a altura de enviar para o ar aqueles programas excessivamente democráticos em que se propõe ao pacato cidadão que dê umas dicas sobre os berbicachos que o Governo se mostra incapaz de resolver!
Foi o que aconteceu a seguir às denúncias do autarca Paulo Morais sobre a corrupção generalizada que grassa nos municípios do País, como se isso fosse uma grande novidade, aquecesse ou arrefecesse o nosso eterno fadário de fazer coincidir o fim dos euros com o fim do mês, essa sim, uma aventura diária cheia de novidades e surpresas!
Ainda assim e porque a generosidade (e a paciência) dos portugueses é praticamente infinita, há sempre muita gente interessada em telefonar para dar a sua ajuda ao Governo!
Nesse dia, o programa avançava por entre testemunhos mais dramáticos e menos dramáticos, com normalidade, a solução final para todos os nossos problemas estava encontrada, até porque a emissão também estava a chegar ao fim, quando, inesperadamente, tudo aquilo começou a resvalar para fora do alinhamento previsto!
Verdade se diga que a locutora também teve algumas culpas no cartório. Entusiasmada com o desembaraço que vinha do outro lado do fio, resolve fazer uma pergunta metafísica:
- Então, diga-nos lá o que é que o senhor e todos nós devemos fazer para mudar as nossas mentalidades (corruptas), para mudar Portugal?
A resposta atrevida não se fez esperar – oh minha senhora, eu mudar até mudava, mas veja lá, o nosso primeiro-ministro Sócrates, assim que tomou posse, apressou-se logo a declarar que não tinha carro, não tinha casa e que a única coisa que tinha em seu nome eram umas acções do Benfica! Com este exemplo, a gente faz o mesmo.
Houve um pequeno sobressalto, a locutora acabou por convir que nunca tinha pensado nisso, dessa maneira, e mudou de ouvinte.
Lá para os seus botões deve ter concluído que no tempo do Santana Lopes é que era bom! Era tudo a bater no ceguinho! Aquilo sim, eram programas a sério!
Agora isto está impossível, por causa desses mal-educados, que não respeitam o nosso trabalho, etc. etc., vêm para aqui atacar o engenheiro Sócrates que, coitado, está tão caladinho, não faz mal a ninguém...

Sem comentários: