segunda-feira, outubro 03, 2005

A história das traições

“ (...) Decisivo, o ano de 1906 marca na história dos partidos uma data memorável. Caíram os liberais. De ambas as partes: dos regeneradores e dos progressistas, os chefes observam o campo de batalha e tomam disposições. Hintze julga-se árbitro da política portuguesa e, vendo os republicanos avançarem, quer opor-se-lhes. José Luciano vê o seu partido em cheque pela escamoteação imprevista da confiança da Coroa, – que assim de certo modo consagra as campanhas jornalísticas dos tabacos, – e quer salvá-lo na aliança com a virtude franquista, que lhe restituirá o condomínio de um poder, que o Rei lhe arrancou com desaire.
Nessa hora de perigo, o monarca hesita e supõe tudo salvar jogando a carta fatal que vai decidir da sorte da Realeza em poucos lances.
Sustentando os regeneradores, facilitaria talvez a reconstituição dos dois grandes partidos, recompondo em novas bases e novos programas o equilíbrio estável da política. Tudo deixava prever a infusão dos dissidentes progressistas no partido regenerador e a fusão dos progressistas desalentados no franquismo absorvente.
Abandonando Hintze Ribeiro, chamando o conselheiro João Franco ao poder, o Rei, que é antes de tudo um soldado, – ‘O Rei, simples no seu trato como um guerreiro, dum sangue frio imperturbável, levava bravamente a sua audácia até às extremas da temeridade...’ (Bernardino Machado), – não conta com o maquiavelismo do chefe progressista, que tem duas contas a ajustar e as ajustará: com o soberano, que o imolou ao inimigo, e com o chefe dos regeneradores, que lhe negociara secretamente a sucessão, ao supô-lo na agonia.
(...) A luta já não era contra o ditador subalterno. Era contra o trono responsável. Provas? Os historiadores irão colhê-las aos depoimentos públicos dos jornais arquivados nas bibliotecas: essas testemunhas ajuramentadas, que depõem perante a posteridade. E via-se na primeira fila dos atacantes o Correio da Noite, o órgão dos progressistas – os recém-aliados do franquismo! – dando o exemplo da luta sem quartel à Realeza. A erva não crescia na Rua dos Navegantes (atribui-se ao Conselheiro José Luciano de Castro, por ocasião da demissão do ministério progressista, em 1906, a frase de desafio à Coroa. ‘A erva não crescerá, enquanto eu viver, diante da minha porta!’).
O palácio do Maquiavel liberal era o centro irradiante da conspiração política contra o monarca imprudente que ousara afrontar o seu valetudinário conselheiro, cujo cérebro ainda relampejava de inteligência. Os próprios conservadores lá vão buscar o santo e a senha da batalha.
Era a reviviscência da luta dos barões feudais contra o soberano: o feudalismo político em guerra contra a Coroa.
Depois é o 28 de Janeiro, é o 1 de Fevereiro. A monarquia ficara sem Rei. Tinha agora a presidi-la uma criança, servida pelos adversários do pai...”

Carlos Malheiro Dias – “Em redor de um Grande Drama”

Sem comentários: