terça-feira, dezembro 06, 2005

À flor da pele

‘O País é bonito, fica feio pôr lá portugueses’! – terá afirmado Almada num momento de lucidez. E tu, leitor ocasional, que fazes aqui nestas linhas, também ocasionais? Não adivinhas a descrença?
Já que vieste, diz-me uma coisa – quem são esses candidatos, que te levam ao voto? Viverás melhor em 2006?
Tens visto a televisão? Que fazem ali tantos heróis dos meses com ‘r’? E que aparecem sempre nos dias 25? Não achas estranho? E se a Pátria precisasse deles nos meses sem ‘r’? Num dia 28, por exemplo?
E o outro, que se esconde e não fala? O ‘oliveirinha’ da Beira Baixa?
Vou revelar-te um segredo. Se quiseres ficar mal disposto para o resto do dia, lê o Diário de Notícias pela manhã, é remédio santo!
Queres um exemplo? – Começa pelo Teixeira. Verás e ouvirás a voz do dono.
Que saudades de Coutinho! E eu, que num dia aziago, o critiquei ferozmente... Como estou arrependido... Diz o povo e com razão – ‘atrás de mim virá, quem bom de mim fará’!
O pior dia do DN, ou seja o melhor, para o efeito que se pretende – ficar mal disposto – é a terça-feira. Em coluna cerrada, depois de mais uma ‘não decisão’ sobre Pedroso, ficamos todos com aquela vaga sensação de que o dito, não quer provar a sua inocência em Tribunal! Prefere outros caminhos, e ele lá sabe.
Se já sentes a azia a subir, insiste, abre as páginas de ‘opinião’, e confronta-te com os ilhéus que se acham donos do Continente! Não seria melhor descolonizar essa gente? Para ver se não chateiam o indígena, que somos nós? Quem é que os convenceu que eram necessários? Que serviam para alguma coisa, a não ser para abichar ‘tachos públicos ou semi-públicos’?
E não há uma alma caridosa que explique àquela criança deslumbrada, a diferença entre uma jóia e um pechisbeque? Que a piroseira intelectual, faz rugas?
Conseguiste chegar até aqui? És corajoso (ou corajosa, por causa da discriminação), mereces ler as notícias do futebol. Minto, dos grandes do futebol. Assim é que é.
Termina com o Sarsfield, que não escreve mal. Admira-me como ainda lá está!?
Vai arejar... Eu também vou...

Sem comentários: