terça-feira, março 13, 2007

O Santo do Mês

João Cidade nasceu no dia 8 de Março de 1495, em Montemor-o-Novo. Deixou a casa de seus pais quando tinha apenas 8 anos de idade e partiu para Espanha onde serviu como pastor e soldado.
Com cerca de 30 anos visita a sua terra natal, volta a Montemor, mas com os seus pais já falecidos e tendo dali partido tão jovem, ninguém o reconhece. Regressa a Espanha, onde volta a ser pastor em Sevilha, livreiro em Granada, e vendedor ambulante. Homem de mil ofícios, é também referenciado como pedreiro nas muralhas de Ceuta.
Havia já completado os 42 anos de idade quando São João de Ávila foi pregar um sermão em Granada. Falou o pregador com tal fervor do martírio de S. Sebastião que o livreiro se sentiu impressionado e transtornado, abandonando a igreja a chorar e gritando que era um grande pecador.
Tomado por doido, foi internado num hospital de doentes mentais, onde, segundo os tratamentos psiquiátricos do tempo, foi açoitado dias a fio. Em vez de desfazer o engano, João Cidade via nos insultos e nas agressões físicas uma forma de expiar os seus pecados.
São João de Ávila tomou conhecimento de que um homem havia enlouquecido por causa do seu sermão, e resolveu visitá-lo. Percebendo que a loucura era simulada por desejo de penitência, proibiu-o de continuar. Assim, João Cidade continua no hospital, mas agora para ajudar os que ali estavam internados, aprendendo os métodos e as práticas hospitalares.
Com a ajuda de São João de Ávila e do Arcebispo de Granada funda, naquela cidade, um amplo e bem organizado hospital. Desalinhado, descalço e de cabeça rapada, percorre diariamente a cidade tratando e recolhendo os mais pobres e doentes. Mesmo andando assim, tão mal trajado, eram muitos os que o convidavam para comer à sua mesa. Foi, aliás, numa dessas refeições que o Bispo de Tui lhe perguntou como se chamava, tendo então determinado que daí em diante João Cidade se passaria a dar pelo nome de João de Deus.
(…)
Morre em Granada, abraçado a um Crucifixo, a 8 de Março de 1550, no dia em que completava 55 anos. Os seus restos mortais repousam na Basílica daquela cidade.
Foi beatificado em 1630 por Urbano VIII, e canonizado em 1690 por Alexandre VIII. O Papa Leão XIII proclamou-o Padroeiro dos Hospitais e dos Doentes, e Pio XI decretou-o Padroeiro dos Enfermeiros.

In “Almanaque Popular Católico – 2007”.

Sem comentários: