quarta-feira, junho 06, 2007

Eu desconfio, tu desconfias...

Não existe assunto, plano, decisão, actual ou futura, tenha ou não interesse nacional, que não esteja submersa num oceano de suspeições. Não fazemos confusão com a oposição, que neste país parece não existir, nem tão pouco com algum cepticismo atávico, provável consequência de imemoriais desilusões, referimo-nos à desconfiança pura e simples, que nos consome a todos, como a família a que falta qualquer coisa para ser família, transformados que estamos numa soma de indivíduos, sem garantia de comunidade, sem seguro de vida, a quem falta o fio condutor que tudo agrega e unifica. Em vão tentamos conjugar esta realidade fragmentária, ligamos aqui, colamos acolá, mas o sentido de pertença a que chamamos país ou pátria, precisa de um denominador comum, que não existe, e é neste deserto que cresce a descrença, é neste vazio que nasce a desconfiança, que divide, e que reduz a cacos as melhores intenções!
É também neste contexto que pode ser interpretado, por exemplo, o pseudo-debate sobre a localização do futuro aeroporto de Lisboa!
Trata-se, como é bem de ver, de uma obra de alcance nacional, com valor estratégico, gerador de riqueza, garante de independência, e por isso, a controvérsia seria sempre, não apenas salutar, mas indispensável sinal de mobilização nacional. Mas não, não é para discutir, é assunto fechado, a decisão parece ter sido tomada há muito, ao sabor de interesses desconhecidos... e lá estou eu a desconfiar!

Sem comentários: