domingo, julho 01, 2007

Travessa da Pátria

É uma rua apertada, já teve vida, foi alegre, mas hoje pouca gente lá mora!
Muitos dos que a abandonaram seguiram outros caminhos, preferiram outras avenidas, sem os sacrifícios da casa antiga ou a incomodidade de velhos compromissos. O condomínio fechado é outra coisa, não trouxe a independência esperada, antes pelo contrário, mas trouxe um momentâneo bem-estar, a sensação de riqueza e importância que alguns precisavam, e não lhes levo a mal por isso. Eu por cá continuo, não consigo mudar, e vou gastando as palavras na inutilidade do tempo ou com os raros habitantes que ainda frequentam tão remoto lugar.
Travessa da Pátria, é assim que se chama a minha rua e talvez porque sempre aqui vivi, não lhe encontro defeitos, acho-a do tamanho certo, com jeito e umas pequenas reformas, penso que cabíamos lá todos. Mas isto sou eu a imaginar, eu que estou agarrado ao passado, como dizem alguns dos meus antigos vizinhos.
Quem sabe se não têm razão!...

Sem comentários: