quarta-feira, abril 15, 2009

O problema da matemática

Para nos distrair da crise nada melhor que a matemática! E se é para distrair ninguém melhor que o nosso presidente. Ele anda preocupado com a matemática que os portugueses não sabem! Diz que não gostamos de matemática desde pequeninos e eu pela minha parte confirmo, sempre fui avesso às grandes certezas que as ciências comportam. Nunca acertei com aquilo, talvez por preguiça mental ou falta de espaço na cabeça… sempre ocupada a sonhar!
Seja como for, se os portugueses não gostam da matemática a verdade é que a matemática também não gosta da maioria dos portugueses! E são inúmeros os exemplos desta má relação. Senão vejamos: - aos que trabalham é atribuído um vencimento mensal, que na realidade vence muito antes do fim do mês, aliás, mal chega para quinze dias! No que toca aos aumentos sabemos que são incertos e, quando acontecem, aumentam a nossa descrença na matemática: - aplicada a regra de ouro percentual, poucos portugueses percebem porque é que o fosso entre os grandes ordenados e os restantes continua a aumentar! A partir daqui por mais explicações que nos dêem é muito difícil encaixar a ideia de que as barrigas de uma minoria são muito maiores que todas as outras juntas!
É claro que esta disfunção matemática tem reflexos em tudo e assim é vulgar que um português médio (mais uma noção matemática!) recuse a realidade e procure um escape para os seus problemas: - por isso não aceita (e discute toda a semana) o resultado do jogo, se o seu clube perdeu; e pela mesma razão joga apaixonadamente no euro milhões mesmo sabendo que as hipóteses matemáticas de acertar na chave vencedora são infinitamente pequenas!
Enfim, sem distracções (como no planeta dos macacos) – o problema não é a matemática, ‘tu é que tá ganhando pouco’!
Quanto ao mais, a vida corre bem aos ‘matemáticos’ deste país.

Sem comentários: