terça-feira, abril 07, 2009

Ponte Salazar

O texto é conhecido, e vem publicado numa das obras de Franco Nogueira sobre Salazar, mas vale a pena transcrevê-lo para dele retirar algumas ilações. Especulações de monárquico empedernido e não aquelas que alguns (ou muitos) esperariam.
Sobre o baptismo da ponte disse na altura Salazar:

“Vi num estudo que a Ponte tinha o meu nome. E isso não poderá ser, como expliquei ao senhor ministro das Finanças. Se não há melhor podemos chamar-lhe Ponte de Lisboa.”
Mais tarde e na companhia de Arantes e Oliveira visita a ponte a título privado e vendo o seu nome escrito em letras de bronze, pergunta: - “As letras estão fundidas no bronze ou simplesmente aparafusadas?” Porquê, indaga o ministro?! “É que se estão fundidas no bloco de bronze vão dar depois muito trabalho a arrancar…”.
A seguir à inauguração e perante o facto consumado Salazar ainda comentou: - “Teimosia do Presidente e do Ministro… mas é um erro” explicando – “Acreditem: os nomes de políticos só devem ser dados a monumentos e obras públicas cem ou duzentos anos depois da sua morte. Salvo casos de Chefes de Estado, sobretudo se estes forem reis, porque então se consagra um símbolo da Nação. Mas em se tratando de figuras políticas, como é o meu caso, então há que esperar, há que deixar sedimentar, e se ao fim de duzentos anos ainda houver na memória dos homens algum traço do seu nome ou da sua obra, então até é justo que se lhe preste homenagem.”
E concluiu apontando o indicador para a lápide em gesto de aviso: - “O meu nome ainda há-de ser retirado da ponte e por causa do que agora se fez, os senhores vão ter problemas…”.

Comentário deste interregno: - o verdadeiro Interregno poderia ter terminado se Salazar juntasse à clareza dos seus raciocínios a coerência dos seus actos. Não sendo assim, como diria um pensador que admiro, “falta a verdade de tudo isto”!
Explico: - apesar das reticências a verdade é que Salazar consentiu que a Ponte fosse baptizada com o seu nome. E na mesma linha de pensamento mesmo considerando que os reis são o verdadeiro símbolo da Nação, a verdade é que nada fez para que a Nação tivesse esse símbolo!
Sobrelevando tudo o resto, as suas palavras revelam um homem certeiro mas profundamente descrente.

Saudações monárquicas

Sem comentários: