sexta-feira, março 26, 2010

O ‘Movimento das Bandeiras’

Como monárquico fico feliz por saber que uma bandeira com as cores de Portugal, foi hasteada e desfraldou (livremente) no cimo da avenida da liberdade! Mais precisamente no Parque Eduardo VII, bem à vista do Marquez, esse símbolo do autoritarismo que fez e faz as delícias de laicos republicanos e socialistas. Ao ponto de lhe erigirem uma estátua com aquele tamanho! Quem diria!

Mas fico ainda mais feliz como português por constatar que as novas gerações se inquietam com o estado do país. E começam a relacionar esse facto com o regime que temos. E começam também a agir. Posso estar a exagerar, sei que desfraldar uma bandeira monárquica às escondidas, pela calada da noite, não quer dizer nada, pode parecer um gesto inútil, uma brincadeira, mas não é. Há-de significar alguma coisa.

Significa desde logo que o ‘movimento das bandeiras’ (deixem-me chamá-lo assim) tem algum sentido de humor, e tem a pretensão de desafiar o regime através de meios pacíficos. Neste caso contrastando com a violência da implantação da república. Para além disso, obriga a população a pensar. A população e o governo.
E por muito tabu que invente, o governo sabe que a questão monarquia/republica não é um mero caso de polícia. E se a constituição se fecha à realidade, se não permite que os portugueses escolham o regime em que querem viver … desfraldemos então bandeiras!

E qual é a dúvida de voltar a içar uma bandeira que para Portugal significou liberdade e grandeza, se a outra, a actual, imposta sem referendo, foi sendo arriada por todo o mundo onde tínhamos responsabilidades de soberania! E se mesmo aqui, no rectângulo, está em pé de igualdade com a bandeira do Euro!
Sim qual é o problema de voltar a içar a nossa bandeira, com as nossas cores, e com a coroa do Fundador!
Por algum lado havemos de começar...

Saudações monárquicas

Sem comentários: