terça-feira, abril 13, 2010

Noticiário alternativo

Tradutore, traditore, bem sei, mas traduzo aqui a incomodidade que notei nos vários noticiários televisivos desta manhã face a uma realidade que insiste em contrariar o anti-clericalismo dominante. Anti-clericalismo e não só. Poderia ser assim: -

- Por muito que nos custe dar-vos esta notícia parece que afinal o celibato dos padres tem pouco a ver com a pedofilia. Com efeito os vários estudos científicos conhecidos relacionam a pedofilia com a homossexualidade e não com o celibato. Estas conclusões, que em má hora o Cardeal Bertone resolveu publicitar, são assim uma lástima para a campanha (em curso) de boas vindas a Bento XVI.
Saem também prejudicados os planos (que faziam parte do pacote) para associar os estabelecimentos de ensino (e acolhimento) dirigidos pela Igreja Católica à pedofilia, uma vez que qualquer estabelecimento com essas características pode estar sujeito à prática desses crimes. E neste aspecto sabemos que o Estado é largamente maioritário e abusivo, mas sempre impune, como nos recorda o triste exemplo da Casa Pia.
Lamentamos mas são estas as realidades a que não podemos fugir.

- Outra notícia lamentável, quem sabe se com o intuito de ofuscar o paraíso de Mandela e do seu filme de râguebi (Invictus), tem a ver com o assassinato de Terre-Blanche, líder do movimento a favor do apartheid. O incidente, apenas um incidente sem qualquer conotação racista, é duplamente lamentável se tivermos em conta que pode vir a prejudicar a actuação da nossa selecção de futebol e do nosso Cristiano Ronaldo. Tudo menos isso.

- E para finalizar uma boa notícia: - as escutas que envolvem Sócrates e Vara no processo face oculta vão ser destruídas esta semana, cumprindo a determinação do presidente do supremo. O país vai por certo respirar de alívio até porque já se conhecem o método e o instrumento da destruição - será à martelada e com um martelo.


Depois de um breve intervalo (com Passos Coelho) seguimos com a informação desportiva.

Até já caros telespectadores.

Sem comentários: