quinta-feira, maio 20, 2010

O circulo a fechar-se

Tal como no processo da Casa Pia, e quando está em risco um dos seus, a irmandade cerra fileiras e acontecem coisas misteriosas como esta - Mota Amaral decidiu que as escutas enviadas pelo juiz de Aveiro para a comissão de inquérito podem ser consultadas mas não podem ser utilizadas como meios de prova! Invoca em seu benefício um artigo qualquer da constituição que defende o sigilo e a inviolabilidade da correspondência! E ficamos assim, meio aparvalhados, a pensar se o João Bosco não fará parte da frota dos submarinos que andam a torpedear este país!
Porque ocorre desde logo uma pergunta: - se as escutas não servem para nada então para que foram requisitadas?! Gabinete de leitura?!
Mas é claro que servem, servem sobretudo para o esclarecimento da verdade e esse é que é o problema. Problema que não deve ser pequeno atendendo ao adjectivo utilizado por quem já as consultou - Pacheco Pereira admitiu que eram ‘devastadoras’!´
Percebe-se portanto o empenho de Mota Amaral em reduzir danos, como já tinhamos percebido a atrapalhação do procurador geral da república e a pressa do presidente do supremo em destruir as escutas que envolvessem Sócrates.
Aqui chegados, com tudo percebido, podemos adivinhar qual será o destino desta comissão de inquérito: - Pacheco Pereira que ainda tem um pingo de vergonha há-de bater com a porta; João Oliveira é combativo mas o partido está primeiro que a verdade; os imberbes do CDS não querem ouvir falar em escutas o que é no mínimo estranho! Terão rabos de palha?! Ou também têm submarinos?! Quem é que resta?? Resta o relator, que parece um político sério, mas foi reduzido nas suas capacidades graças à intervenção do Anacleto Louçã; e resta o PS com a Catarina do Pedroso e o Rodrigues dos gravadores! Convenhamos que nestas circunstâncias o futuro da comissão de inquérito não vai ser brilhante. E já nem falo do casamento do Sócrates com o Passos perdidos. Não tarda e temos aí o primeiro rebento - a união nacional... do défice.

Sem comentários: