quarta-feira, junho 30, 2010

Portugal na gaveta!

O pai da república falou e disse: - ‘temos de ganhar peso na Europa’!
Daí à necessidade de uma política ibérica vai um salto de pulga e Mário Soares não se fez rogado, saltou para um futuro conselho de ministros luso-castelhano!
Eu gostava de me lembrar, mas já foi há tanto tempo... qual teria sido a argumentação de Cristóvão de Moura para convencer as Côrtes a votarem a união entre os reinos de Portugal e Espanha! Teria sido também por uma questão de peso?!
O que eu sei, e me lembro bem, é que a primeira preocupação da política lusitana foi tornar-se independente de Castela, e a segunda, foi ganhar peso no mundo para ter peso na Europa. Precisamente o contrário do que pensa e diz o pai da república! Outros tempos, dirão os que pretendem agora elevá-lo à condição de deus vivo neste portugal dos pequeninos. Pois sim, pois não, digo eu.
Afinal donde provém esta mania das grandezas?! Um sonho napoleónico ou uma noite mal dormida?! Nunca lhe explicaram que foi a duras penas que aqui chegámos?! Que de Espanha nem bom vento nem bom casamento?! Outros tempos, repetem os fiéis. Cala-te boca.
Há uma hipótese de trabalho que ainda não foi explorada – terá Mário Soares aderido à monarquia?! Só pode, e sendo assim bate tudo certo. Porque de uma coisa ninguém tem duvidas - a Espanha continuará a ter Rei, porque a Espanha sabe que é aí que reside a sua força. Não é por acaso que não se ouvem propostas de adesão ibérica vindas de Madrid. No máximo podem vir propostas de anexação... ou compra, como podemos observar ao vivo, nesta história da Vivo!

Saudações monárquicas com rei português

Sem comentários: