segunda-feira, março 28, 2011

A caricatura de um estado

Se é verdade que o tamanho dos países se mede em séculos não deixa de ser triste assistir ao espectáculo de pequenez, de infantilidade, que é Portugal a desaparecer! Neste fim-de-semana, três ou quatro exemplos ilustram a fase mais minguante:

.

- As eleições no Sporting! Uns quantos figurões, da política, das finanças, da corrupção, da justiça, de coisa nenhuma, de leão ao peito, a dirimirem soluções salvíficas, milagrosas, para aplicarem, ao mesmo tempo, ao Sporting e ao País! A comunicação social em peso, a televisão em directo, os resultados decisivos, a população suspensa, os desacatos habituais, os altos interesses em jogo!

.

- O Professor Marcelo e o seu concurso infantil – ‘o que faz um presidente da república’!

Eu percebo o professor Marcelo, percebo a sua catequese, a república gosta dele, no caso dele (como de uns tantos) a república é sucessória, e ele tem a ambição suprema de suceder (um dia destes) no cargo. Nessa altura, o professor Marcelo terá oportunidade de responder (na primeira pessoa) à pergunta que fez às criancinhas: - o que faz, e para que serve, um presidente da república! Até lá, vamos esperar.

.

- A Casa Pia em marcha atrás! Também tem a ver com crianças, infelizmente. Tem mais a ver com adultos, com a caricatura da justiça, num país onde existe pedofilia mas não existem pedófilos! Pelo menos na classe política.

.

Há mais exemplos, mas estes chegam.

Sem comentários: