terça-feira, maio 28, 2013

Papá, Mamã e crescimento!

Antes de tudo, ou ao mesmo tempo, são estas as três primeiras palavras (talvez únicas) da nossa vida colectiva. Nascemos, berramos pelo leite materno, uma enorme manjedoura conhecida por orçamento de estado. Logo a seguir pedimos a protecção paterna, nem mais nem menos que a protecção do estado, que responsabilizamos por tudo o que nos acontece! Finalmente, aprendemos a soletrar a palavra crescimento! O vocabulário está completo. Se alguém se atreve a pronunciar mais alguma letrinha, a televisão, nossa educadora de referência, entra em cena e corrige de imediato tão perigoso desvio.
Resumindo, todos os actores que sobem ao palco deste pequeno teatro a que chamamos Portugal, representam sempre o mesmo papel, a mesma criancinha de bibe a repetir e a repetir-se!.
Falta apenas descobrir o que significa 'crescimento'! Não é um exercício fácil, mas não deve andar longe disto: - trata-se de esperar que o vizinho, mais próximo ou mais distante, abra os cordões à bolsa e venha investir, criando emprego, num país onde os portugueses, se tivessem os bolsos a abarrotar de dinheiro não investiriam um centavo!
Está na hora de aprendermos mais palavras.


Saudações monárquicas 

Sem comentários: