quinta-feira, abril 25, 2013

Proprietários, inquilinos, familiares e amigos

A cerimónia cumpriu-se com a solenidade das coisas vazias. Obrigados a mote, a fazer lembrar a antiga união soviética, os presentes repetiram discursos e parábolas que podiam dizer tudo e nada ao mesmo tempo. A única oposição visível traduziu-se no uso (ou desuso) do cravo na lapela! Sintomático! E agente desconfia: - Para quê tanto partido! Para quê tanta gente a celebrar a democracia! Como se a democracia fosse uma opção de governo! Ou uma alternativa à dependência em que coabitamos! Como se a democracia estivesse em causa!


No entanto, para lá das aparências, todos sabiam qual era o seu lugar. A esquerda sabia perfeitamente que aquela cerimónia era sua e só sua. Por isso a direita não estava (nunca esteve) ali representada. O resto do pessoal não era de esquerda nem de direita, eram funcionários, inquilinos do estado, seus familiares e amigos. E esses aparecem em qualquer lado.


Se me perguntarem o que é que aquilo (aquela cerimónia) tem a ver com os interesses de uma comunidade histórica chamada Portugal?! Eu respondo: - não sei.






Saudações monárquicas

segunda-feira, abril 15, 2013

‘Por muito menos que isto…’

Li na capa de um jornal chamado ‘I’ – ‘Por muito menos do que isto foi morto o rei Dom Carlos’! Autor da frase, um homem profundamente desesperado com a sua obra! O seu nome é Mário Soares!


Por muitos considerado o responsável pela liberdade que não temos, pai da Pátria cujo sentido perdemos, inestimável descolonizador exemplar de países como a Guiné, Mário Soares não mede as palavras e alerta o actual presidente da república para o risco de ser assassinado! Implícito no seu despautério (alguma) concordância com as 'razões' que levaram ao regicídio. Regícidio que vitimou o último (grande) Chefe de Estado que tivemos! E que por muito mais do que isto, por ser enorme obstáculo às 'razões' (sempre obscuras) de carbonários e maçons, acabou assassinado! Mário Soares sabe bem do que falo e de quem falo.


Por muito menos do que isto, por frases como esta, que também podem ser lidas ao contrário, outro, que não Mário Soares, seria acusado de instigar ao crime.


Mas o país já não reage, está inerte, é esse o estado a que nos conduziu a terceira república. Vou mais longe, estou convencido que ‘a geração mais qualificada de sempre’ pouco sabe do regicídio, pouco sabe do rei Dom Carlos, das implicações da maçonaria, da carbonária, dos interesses que representavam, etc. Tudo isso tem sido bem escondido e escamoteado pela liberdade de ensino republicana. E é por muito menos do que isto, e por mais do que isto, que ninguém se atreve a mexer na dita... 'educação pública'!




Saudações monárquicas

sexta-feira, abril 12, 2013

Governar… é na TV

Está na moda, ex-governantes, de alta craveira, antigos primeiros-ministros, ministros das finanças, ministros de várias pastas, figuras relevantes da política nacional, todos eles têm programa na TV, todos eles opinam, de uma maneira geral contra o actual governo.


E eu fico fascinado!


Curvo-me perante o senso comum de Manuela Ferreira Leite! A filosofia de Sócrates deslumbra-me! As análises de Marcelo, quanto mais não seja, são digestivas! Os números de Medina Carreira, imbatíveis! E agradeço todas as metáforas, todas as fábulas com que Bagão Félix nos incentiva a melhorar! E já nem falo nos outros!


Mas depois, depois, um intenso vazio apodera-se de mim, e fico a falar sozinho! Interrogo-me: - mas esta gente não teve já a sua oportunidade para alisar o pedregoso caminho da Pátria?! E não estão todos eles ligados a esta aventura europeia e periférica?! E algum deles alguma vez questionou, nem que fosse ao de leve, o regime republicano que sofremos?! Afinal qual é a alternativa que propõem?!




- ‘Para Angola e em força’?!


- Sermos todos funcionários públicos… por uma questão de equidade?!




Vou continuar atento ao ‘governo da TV’.




Saudações monárquicas

quarta-feira, abril 10, 2013

A culpa é tua, a culpa é minha!

Depois das traquinices, tal qual as criancinhas, a culpa é de todos… menos minha.


Primeira traquinice: - o governo fez um orçamento de risco, na expectativa de passar entre os intervalos da chuva. Segunda traquinice: - Cavaco disse que a constituição não estava suspensa (ou ao menos diminuída) e enviou as suas dúvidas para o tribunal constitucional. Terceira traquinice: - o PS, e toda a oposição, fizeram tudo para que o TC chumbasse o orçamento. Quarta traquinice: - a comunicação social amplificou todas as vozes que se batiam pelo chumbo do orçamento. Quinta e última traquinice: - os portugueses (quase todos) adoraram o chumbo do TC.
A maior (não a pior) traquinice de todas: - a interpretação da constituição como se o país vivesse em plena normalidade constitucional. Como se não fizéssemos parte de uma união europeia, com moeda única, como se não estivéssemos completamente limitados na nossa soberania financeira. 


Conclusão: - se faltasse alguma prova para (definitivamente) concluir sobre a irresponsabilidade (e imaturidade) dos políticos, do tribunal constitucional (a julgar em causa própria!), da comunicação social, do país como um todo, pois ela aí está! Uma prova, digamos, irrefutável.


E agora, que fazer?! Como sair daqui?!


A história repete-se. Pode não ser para já, mas desconfio que vem aí um novo ditador das finanças. Para povos infantis, é inevitável.




O outro caminho é a monarquia. É voltarmos a ter algo em comum, que nos mobilize a todos como nação. Nação adulta, adulta porque quer ser livre e independente, nação que está disposta a fazer sacrifícios se os sacrifícios tiverem a garantia que só o rei e a dinastia podem assegurar.




Saudações monárquicas

domingo, abril 07, 2013

Antes da comunicação

A esta hora ainda se desconhece o que Passos Coelho irá dizer aos portugueses, eu pelo menos desconheço, portanto posso imaginar o que quiser. Nesse sentido vou fazer de Passos, um Passos que aprendeu a lição, e diria o seguinte:




Portugueses, meus amigos, Portugal tem um duplo problema, que o tornam diferente quer da Grécia, quer da Irlanda, ou de qualquer outro país periférico da zona euro. Temos o problema de sermos um país periférico, uma inevitabilidade desde que aderimos (sem reservas) à união europeia (esqueçam por momentos a questão do euro) e temos o problema de continuarmos a caminho do socialismo numa europa (e num mundo) essencialmente capitalista. Ora bem, este nosso segundo problema, o socialismo, ainda que encapotado, impede-nos de ter as mesmas armas (que os outros) para competir nos mercados e como tal a tarefa de qualquer governo em Portugal, é sempre um exercício frustrante. E mais frustrante (e absurdo) se torna quando o governo, saído das eleições acredita na concorrência e na virtualidade dos mercados. É precisamente o que acontece com o governo que actualmente chefio.


Portanto, manter este governo nas actuais circunstâncias não resolve coisa nenhuma. Obviamente que me demito.


Uma última palavra sobre a decisão do tribunal constitucional: - é coerente e está em linha com o estado socialista (de esquerda) que de facto somos e praticamos.


Boa tarde ou boa noite, consoante a hora.






Saudações monárquicas




Nota: Passos não fará este discurso. Dirá que vai continuar, etc. etc….

sábado, abril 06, 2013

Julgamento em causa própria!

Antes de mais quero esclarecer que sempre considerei ilegítimo retirar subsídios de férias a uns quantos portugueses (apesar de serem muitos) assim como considero ilegítimo castigar as reformas uma vez que estamos a mudar as regras do jogo a pessoas que já não podem voltar a ‘jogar’. Naturalmente que em situações de emergência como as que atravessamos (e se nada de estrutural se fizer será uma travessia sem fim!) todos devem contribuir para a solução do problema. E a solução imediata e mais justa (do lado da receita) passa por sobretaxar (de forma proporcional) o rendimento dos portugueses. E isso faz-se em sede de IRS. O governo não foi por aqui e fez mal.



Mas a sobretaxa é uma medida transitória e não resolve o problema de fundo. O problema de fundo, todos sabemos, tem a ver com a ‘descomunal’ despesa do estado, e esta tem a ver com as funções que o estado se atribui, e que ninguém quer discutir, quanto mais alterar. Daí que a perspectiva que existe sobre as funções do estado, perspectiva que a constituição suporta, que os analistas veiculam, que os constitucionalistas defendem, e já agora, que os juizes julgam, não se distingue de um estado socialista do tipo soviético.

Explico: - Tal como os soviéticos, também acreditamos que o estado é o motor da economia; que a educação compete ao estado através de funcionários chamados professores; que a saúde deve ser realizada e concretizada por funcionários chamados médicos, enfermeiros, auxiliares, administrativos, etc; que o transporte das pessoas, por ser serviço público, deve ser realizado em camionetes, comboios, metropolitanos, barcos, que sejam propriedade do estado, e que os próprios pica-bilhetes devem também ser funcionários públicos!



Podem dizer que eu estou a brincar com coisas sérias mas esta é a verdade que escondemos, fruto de muitos anos de proteccionismo ou competição a fingir.

A conversa vai longa e por isso termino com o governo, e se não se importam, com uma imagem tauromáquica: - admito que no início, quando falaram em alterar a constituição, tenham tido um rasgo de audácia, mas que depressa passou. Passos tentou entretanto pegar o touro de cernelha, mas este touro não encabresta fácilmente, e as chocas têm medo de o enquadrar. Isto só lá vai de caras. O caraças é que não temos nenhum caraça.



Saudações monárquicas



Notas:
1. Para quem não saiba, caraça é aquele que enfrenta os cornos do boi.
2. 'Julgamento em causa própria' no sentido de que a maioria dos juizes do TC serão funcionários do estado.

sexta-feira, abril 05, 2013

Tudo desagua na justiça…

É voz corrente que a justiça em Portugal não funciona. Na voz corrente é uma justiça com dois pesos e duas medidas, consoante se trate de ‘camaradas’ ou gente comum. É voz corrente que no cume desta justiça, seu órgão máximo, existe um tribunal politizado, conhecido como ‘tribunal constitucional’. E, como se não bastasse, a voz de Montesquieu aconselha a separação de poderes. Ou seja, a política aos políticos, a justiça à justiça.
Pois bem, é neste quadro que assistimos (incrédulos) à inauguração de uma nova república - a república dos juizes! O esquema é simples: - tudo o que seja problemático ou obscuro, em termos políticos, é 'chutado' para a tal justiça que não funciona! Bravíssimo! Melhor ideia, nem Maquiavel!


Vejamos então o que tem (actualmente) entre mãos a nossa justiça:

Assim, de memória, temos o problema do orçamento de estado, temos o problema da interpretação (política) da limitação de mandatos autárquicos, e temos agora, soube-se ontem, o magno problema nacional que é o de sabermos se uma cadeira de Relvas merece ou não prova escrita! Tem a palavra, neste caso, o tribunal administrativo ‘competente’!



Apetece-me rir, mas não posso.


Dar um viva à república, também não posso.


Despeço-me apenas,




Saudações monárquicas

quinta-feira, abril 04, 2013

O país das licenciaturas!

O país das alcoviteiras, onde a má-língua tem tempo de antena, o país onde são quase todos do Benfica, porque têm vergonha de ser do clube da sua terra, é esse país que hoje se delicia a bater no Relvas. E são logo os três canais de televisão ao mesmo tempo! Comentadores incluídos.

Nestas alturas não me sinto português.

E olha lá que só o nome ‘Relvas’, pronunciado onde quer que seja, já me causa urticária. Não por causa deste, mas do outro, daquele que no varandim da Câmara ‘implantou’ o regime (ou a prótese) que sofremos. Regime que nos vem matando aos poucos.

Mas então o que é que se passa?! Bom, bem vistas as coisas, aquilo que ressuma da fúria contra o Relvas, é afinal o problema da licenciatura! Aliás, o mesmo problema que também vitimou Sócrates!

Conclusão: - por mais que digam o contrário, o canudo é ainda a coisa mais importante neste país. Todos querem ser doutores de uma maneira ou de outra! Mas ai de quem é doutor (ou engenheiro) de outra maneira!



Saudações monárquicas





Nota: Para a história do azedume contra Miguel Relvas havemos de somar a má reforma autárquica que, apesar de tudo, conseguiu! Apesar de tudo, no sentido de que foi a única que se conhece desde o século dezanove! E claro, há-de ficar o dossier televisão, onde (mau grado os zigue zagues) acabou por fazer qualquer coisa. Pôr a RTP nos eixos, é diferente. Isso, em Portugal, é tarefa para super-homem.

quarta-feira, abril 03, 2013

Eles não sabem, nem sonham...

Uma farsa de categoria duvidosa subiu hoje à cena em São Bento! E foi triste. A peça, devidamente encenada pela esquerda republicana no poder, teve como actor principal um socialista inseguro, atrapalhado, a esquecer-se das deixas, a meter os pés pelas mãos! A vacuidade total. Se fosse em cinema mudo talvez passasse, mas assim, impossível. E são sempre os mesmos, como são os mesmos os que a seguir comentam o facto na televisão. Sem surpresas, sem novidades. Não são muitos, mas têm todo o tempo de antena. São os donos do país. O resto da população entretém-se a apoiar (entusiásticamente) os castelhanos treinados por um mourinho! Ai Brites, que é da tua pá?! Ninguém diz nada mas a verdade é que estamos encurralados. De costas para o mar, a pedir dinheiro ao centro norte da Europa, o futuro é negro. A expressão, dita assim, é quase profética. A alternativa será (seria) sempre um segundo período filipino! Mas desta vez sem união de coroas. Pois já nem isso temos. 

Saudações monárquicas