segunda-feira, janeiro 26, 2015

Sombra e Sol – a justificação da guerra!

Compro o semanário Sol porque ainda não foi totalmente domesticado pela agenda (oculta) que domina a comunicação social. Ainda se pode ler. Por quanto tempo não sei.

Mas o dito jornal esta semana enganou-se, teve uma recaída Charlie! No seu ‘Sol & Sombra’ (rubrica assinada por José António Lima) colocou na ‘sombra’ o Duque de Bragança! 
Simplesmente porque disse aquilo que qualquer pessoa de bom senso diria – que a liberdade de expressão tem limites, que o insulto reiterado e gratuito às convicções religiosas de cada um, é um desses limites.

O articulista diz que não, e sendo assim resta aos hipotéticos queixosos o recurso para os tribunais competentes. Mas aqui pode surgir um imbróglio! Se a lei do país, como parece ser o caso em França, considerar a liberdade de expressão um direito absoluto, então os respectivos tribunais tenderão a inocentar quem insulta. A afronta terá de ser engolida a seco. Será isso?!

Outra alternativa seria julgar o desaforo à luz da lei de uma outra civilização. Mas será que os Charlies aceitam?! Claro que não aceitam porque se julgam oriundos de uma civilização superior! O que resta então aos queixosos?! A guerra, evidentemente!

Saudações monárquicas


Nota básica: José António Lima, nitidamente em semana não, ainda teve a infelicidade de se referir ao Duque de Bragança como ‘pretendente ao inexistente trono português’! Uma ironia estilo Charlie que acaba por desrespeitar todos os monárquicos. Eu não o faria em relação aos republicanos nem à república que temos. Que como deve saber é indiscutível, graças a um interessante normativo constitucional que proíbe os portugueses de se pronunciarem sobre a mudança de regime!

Sem comentários: