quinta-feira, março 05, 2015

Católico e republicano!

Granadeiro, em linguagem corrente ex-patrão da PT, foi depor à Comissão do BES. Mais um, de um rol interminável onde a inocência e a falta de memória andam de mãos dadas. E para garantir outra veracidade às suas declarações fê-lo sob juramento ao abrigo, segundo afirmou, da sua ‘crença religiosa’ e das suas ‘convicções republicanas’! Melhor seria que não tivesse dito nada.
Em Portugal e para que conste, católico e republicano são duas condições que se excluem, a não ser para os ignorantes ou para os espertos. Não sei efectivamente a que categoria pertence o antigo administrador da PT mas deduzo que conheça quer a história, quer as afinidades do partido republicano português. Para além da estreita ligação à maçonaria, obediência incompatível com a fé católica, e ao seu braço armado, a Carbonária, ninho de terroristas e regicidas, o partido republicano pretendia não apenas submeter, mas erradicar a religião católica do espaço português. Digamos que quase o conseguiu.
Portanto a convicção não é feliz e a invocação da crença também não. A não ser na parte em que confessou uma pequena parte dos negócios ruinosos.

Saudações monárquicas



Nota básica: Eu sei que o teor do postal, nomeadamente no que se refere à incompatibilidade entre catolicismo e republicanismo, é susceptível de incomodar muita gente. Mas nestas questões não posso ser simpático ou omitir factos históricos. Por isso, e também em nome da verdade, não vale a pena introduzir conceitos sobre a ‘república’ que não são para aqui chamados. Afirmar-se republicano em Portugal, mesmo nos dias de hoje, tem um conteúdo próprio que não podemos escamotear. Conteúdo diferente dos tempos da Roma antiga, e diferente também do título de ‘Defensor da república’ ostentado pelos reis de Portugal. Nada de confusões.

Sem comentários: