sexta-feira, maio 22, 2015

Os polícias ingleses que não somos!

Hoje, sexta-feira, cinco dias depois da ‘festa’, começam enfim a aparecer algumas explicações e comentários sobre os verdadeiros responsáveis pelos motins ocorridos. Já não era sem tempo! E os verdadeiros responsáveis são: - os adeptos do Benfica que os desencadearam; os responsáveis do Benfica que não os condenaram; a Benfica TV que preferiu excitar os adeptos com a difusão de um episódio isolado; e finalmente a Câmara Municipal de Lisboa que não atendeu ao relatório policial que desaconselhava aquele tipo de celebrações.

Dito isto, falta ainda dizer qualquer coisa:- falta referir que tudo o que se tem dito sobre o já célebre ‘episódio de Guimarães’ carece de contraditório. Não sou advogado de ninguém mas vou dizer o que penso: - É inegável que parece existir violência excessiva por parte do comissário de polícia. É também inegável que a presença de um menor, filho da ‘vítima’, torna a conduta policial mais criticável.
Mas também é evidente que só um pateta é que pode pensar que o adepto em causa esteja completamente inocente. Como só um pateta é que pode isolar aquele episódio do contexto de violência que se vivia naquela altura no Estádio Afonso Henriques!

Porém, foram precisamente estas patetices que andámos a ouvir durante toda a semana! Mais, há até quem pense que os polícias portugueses são feitos de outro barro, outra massa, diferente do resto da população! E sugeriam que, naquelas circunstâncias, tinham que estar preparados para aguentar todas as provocações! Impávidos e serenos! Eu também acho. Mas para isso o melhor é importarmos polícias de outra raça. E já agora outro povo, outros adeptos, e outra comunicação social.

Entretanto aguardemos, serenamente, em nome da tão proclamada presunção de inocência, pela versão do (já condenado!) comissário de polícia.


Saudações monárquicas

Sem comentários: