domingo, março 20, 2016

Ai Lula…

Lá como cá cumpre-se a profecia de Otão de Habsburgo quando este denunciou a fragilidade do poder político republicano face ao poder económico. Estávamos nos primórdios dos anos sessenta e há um livrinho, resultado de uma conferência proferida nessa altura na universidade de Cambridge, que explica tudo. O livrinho tem um título elucidativo – ‘A monarquia na era atómica’!

A tese era simples e de fácil verificação: - se não houver um poder que escape à lógica do sufrágio eleitoral, o estado acabará inevitávelmente nas mãos dos vários grupos de pressão. Chamem-se eles, lobbies, maçonarias, corporações ou quadrilhas!
Portanto o que se passa hoje nas várias repúblicas democráticas não tem a ver com a maior ou menor honestidade deste ou daquele dirigente, tem a ver com o regime, com um sistema que posto em prática, é demasiado propício aos deslizes da natureza humana.

Esta é uma das razões que levam os povos mais esclarecidos a preferirem a monarquia à república. Nesses países existe a convicção de que o rei, que não ganha nada em ser corrompido, será sempre melhor árbitro do que um presidente da república. É também por isso que assistimos à emergência do poder judicial. Com efeito, desorientados, os povos que vivem sob a república, procuram no poder judicial uma imparcialidade que o mesmo infelizmente não tem. Não tem porque quem nomeia os juizes são os outros dois poderes. Conclusão: - Montesquieu sem monarquia é uma fraude.



Saudações monárquicas


Nota: 'A Monarquia na Era Atómica' de Otto Von Habsburg - Conferência proferida em Cambridge em 15 de Janeiro de 1959. Tradução de L. Cabral de Moncada.

Sem comentários: