segunda-feira, outubro 10, 2016

A eleição de César!

Quando recuamos aos tempos da república romana e por aquilo que se sabe, os momentos mais trágicos coincidiam com a eleição do novo César. Aí, os vários candidatos usavam de todas armas para serem eles os escolhidos. Valia tudo, desde o envenenamento ao assassinato puro e simples! E porque isto era assim houve uma altura em que, para sossego e prosperidade da república, decidiram que seria preferível ter uma monarquia. Em monarquia a sucessão está assegurada evitando-se a guerra civil permanente que o sistema republicano inevitávelmente gerava.

Passaram muitos séculos e a humanidade não aprendeu. Pelo menos parte dela, nomeadamente aquela que tem pretensões de comandar o mundo dando-lhe bons exemplos de vida em comunidade!
Bons exemplos um tanto estranhos se tomarmos o exemplo dos debates eleitorais nos Estados Unidos! Há insultos, ameaças e fala-se sobretudo de sexo! E o mundo, melhor dito, as colónias, vão tomando partido sobre o assunto. Há quem goste mais de Trump enquanto outros preferem a Clinton! Entre os portugueses assiste-se até a uma coisa curiosa, mas não surpreendente: - a direita portuguesa, se pudesse votar nos Estados Unidos, votaria na esquerda! No fundo, é o mesmo que costuma fazer em Portugal.



Saudações monárquicas   

Sem comentários: