domingo, novembro 13, 2016

A história revisitada!

Puxo pela memória, cruzo os dados e o meu motor de busca leva-me aos finais do século dezanove! Dom Carlos tinha chegado ao poder. Insisto na geografia, na irremediável geopolítica, e no ecrã surge a enorme dívida portuguesa! E surge também a necessidade imperiosa de a renegociar! As nossas colónias seriam a garantia. Os interessados em comprá-la eram basicamente dois – a Alemanha, potência emergente, e que ambicionava ter uma posição em África e a Inglaterra que não queria concorrência naquele continente. O governo português, imprevidente, de vistas curtas, esqueceu-se da geopolítica, esqueceu-se da velha aliança atlântica, e aproximou-se da Alemanha. Londres avisou Portugal, mas o governo português ignorou os avisos até que veio o ultimato. O ultimato e uma série de consequências negativas que ainda hoje sofremos.

O tempo passou entretanto, já não preciso da memória, nem do motor de busca, basta-me olhar a realidade! Estamos em 2016, a Inglaterra afastou-se da união europeia, Trump venceu nos Estados Unidos, e nós recebemos ordens de Bruxelas (leia-se, da Alemanha) através de um governo imprevidente e de vistas curtas. A dívida é descomunal e já não temos colónias! Vamos renegociá-la com quem?! A troco de quê?! Da independência obviamente.

Escrevo isto poucos dias depois de ter sido inaugurada uma estátua ao Santo Condestável herói de Aljubarrota e símbolo da nossa independência! Não por acaso, o monumento fica defronte da Igrejinha de São Jerónimo e à vista da Torre de Belém. Diz-se inclusivé que foi ali, em São Jerónimo (ou numa capelinha próxima) que Vasco da Gama rezou antes de embarcar para a Índia. São sinais do destino. É a história à nossa procura!



Saudações monárquicas

Sem comentários: