segunda-feira, outubro 18, 2021

Deixem o PSD em paz!

 

De repente o frenesim dos barões aumenta e o vulgar cidadão fica confuso! Na verdade depois de umas eleições autárquicas que até correram bem aos sociais democratas, afinal o que é que eles querem?! Querem o que sempre quiseram desde que o partido começou a mudar de apelido! Querem manter o bailinho do intruja com o PS – ora agora danças tu, ora agora danço eu!


Mas então para quê mudar de líder, perguntarão os mais ingénuos?! Pela simples razão que Rui Rio é de facto um social democrata, é portanto um homem de esquerda, e por isso não quer, nem pode, liderar a direita! Tão simples como isto.


Mas há quem queira, dirão, e o país precisa de uma oposição forte para derrubar os socialistas. Eu respondo: - mas vamos derrubar os socialistas com um falso partido de direita? Ou na melhor das hipóteses, com um partido de esquerda liderado por alguém que julga (ou pensa) que é da direita?! E que a primeira coisa que promete, se for líder, é que não faz alianças com o Chega, único partido que se afirma da direita!


As coisas no entanto ainda podem piorar se entrarmos pela análise dos valores que identificam um partido ou uma coligação de direita. E por maioria de razão o seu líder. E aqui não pode haver transigências. Um dos putativos candidatos à liderança do PSD, aquele que tem mais hipóteses de substituir Rui Rio, é como tem vindo a público, Rangel. Candidato cujo facto mais notório para além de ser deputado europeu, foi 'ter saído do armário', para usar a terminologia triunfal da esquerda. E fê-lo quando não tinha necessidade de o fazer o que o desqualifica desde logo para ser um líder da direita. Além do mais Rangel nunca conseguirá bater Costa. Em Portugal, com o actual xadrez partidário, ninguém ganha eleições, são os outros que as perdem.


Finalmente uma palavra de apreço para Rui Rio, não só pela sua coerência ideológica, mas sobretudo pelo trabalho de clarificação política que vem fazendo, obrigando o PS a encostar-se à esquerda, deixando assim de ser a charneira desta terceira república. É esta a única forma de bater os socialistas. Com Rangéis e quejantes o socialismo vai manter-se no poder. E em todo o lado.


Saudações monárquicas

Sem comentários: