segunda-feira, julho 07, 2008

É a monarquia…

Não quero ofender ninguém mas afinal qual é a diferença entre Elvas e Badajoz, entre o Nadal e os tenistas que não temos, entre os Ronaldos que vamos tendo mas que só conseguem evoluir fora do país! Directos ao assunto, qual foi a diferença entre a ditadura de Franco e a ditadura de Salazar! E a diferença no salário mínimo…! Porque será que em cada dia que passa nos atrasamos em relação aos nossos vizinhos! Vizinhos que partiram para a normalização constitucional depois de nós! Vizinhos que deram um impulso decisivo na importância da cultura e da língua espanholas! Vizinhos que conseguiram impor o castelhano (sem acordos ortográficos) em todo o mundo!
E nós?! Porque estamos sempre de cócoras, divididos, irreconciliáveis, incapazes de nos organizarmos e progredirmos! Quem pode afinal mobilizar este país! E de onde vem esta desconfiança, esta baixa auto-estima que vai corroendo os melhores e só encontra saída… na emigração! Andamos a dar respostas vazias a estas questões há tempo de mais. O discurso dos ‘coitadinhos’ já só engana quem gosta de ser enganado, na minha opinião é um mero expediente para fugir à realidade, para não fazer nada, para manter uma cultura (e uma política) de irresponsabilidade.
O tamanho da Espanha também não serve de explicação porque a Espanha já tem esta dimensão na Europa há muitos séculos e a diferença de tamanho nunca foi embaraço para os portugueses, ao contrário, foi sempre motivo e incentivo para nos superarmos.
Qual é a diferença afinal? Porque correu Nadal a abraçar os seus pais e logo de seguida o Príncipe das Astúrias!
Porque sentem eles este calor, esta força! Porque os espanhóis têm algo em comum, que os une e mobiliza, chame-se a isso monarquia, rei ou dinastia, que é de todos… porque não é de nenhum.
É essa a diferença.

Sem comentários: