quarta-feira, janeiro 14, 2009

Gladiadores

Pão e Circo são expressões da decadência em qualquer época e lugar e a fazer fé na gritaria que por aí vai, estamos a viver um desses momentos.
Afinal não mudámos muito, creio até que recuámos um pouco, e imagino os tempos da ‘aurea mediocridade’, as mesmas estátuas aos vivos, com a curiosidade de um novo mandamento – ‘premiai-vos uns aos outros’!
E as similitudes não se ficam por aqui - hoje, como ontem, o ‘império’ continua a preferir ‘gladiadores’ de raiz ibérica, conhecidos pela sua destreza e coragem nas artes circenses. A fama desses escravos lutadores vem de longe e sabemos que alguns foram idolatrados como deuses!
Por isso não admira que os cinco ‘artistas’ nomeados para o prémio anual da FIFA se entendessem nos dois principais idiomas peninsulares – português e castelhano. Pois não se mudam características culturais com a facilidade que muitos imaginam.
E se isto é verdade para a destreza individual , também é, infelizmente, para a menor aptidão destes povos em se organizarem colectivamente, com as consequências que neste caso se adivinham: - a fuga dos talentos em busca de outros palcos e melhores condições.
Para os conterrâneos sobra a televisão e um sentimento de desforra que Freud poderia explicar.
Eu não.

Sem comentários: