domingo, outubro 03, 2010

Não erres o alvo

Desta vez tens que afinar a pontaria, não podes falhar, não podes passar a vida a dar tiros nos pés! Por exemplo, quando a Fundação Mário Soares se enfeita com a frase - “Enfim, a república” – tu tens que saber ler o que lá está escrito, não podes continuar a ser enganado, é preciso (é urgente) estabelecer algum nexo de causalidade entre o regime que temos e a situação a que chegámos.

O mesmo se passa quando te dizem que a ‘constituição dos trezentos artigos’ não tem nada a ver com as nossas actuais dificuldades! Ora isto é uma enorme mentira. Uma constituição (lei fundamental, como lhe chamam) que suspende a democracia por seis meses, que impede o povo de se pronunciar numa altura de crise como esta, é obviamente uma constituição que não interessa, que bloqueia o desenvolvimento do país, e que foi escrita (e revista) para salvaguardar (apenas) o poder de uma minoria. E daqui não podes sair.

Mas há mais, está convocada uma manifestação contra o pacote de austeridade, o que é razoável. Pois bem, em lugar de marcarem a dita manifestação para o 5 de Outubro, de forma a apanharem a ‘malta do palanque’ em flagrante delito, não, convocaram-na para o dia 24 de Novembro, data em que faz anos a minha irmã! Outro tiro em falso, mas não importa, sai tu à rua no 5 de Outubro e manifesta-te contra os verdadeiros responsáveis pela situação.

Para começar, não era de todo mal pensado manifestares-te contra o pai (e padrinho) do regime – o intangível Mário Soares! Que vem agora dizer que se não aprovamos o pacote ‘o país vai a pique’! Enquanto ele continua, alegremente, a celebrar o centenário!
O Sampaio é outro que tal! Outro que lamenta que ‘o país tenha perdido a esperança’! Mas foi ele que dissolveu um parlamento (onde havia uma maioria) para pôr lá o Sócrates com a desculpa das trapalhadas! Outra mentira. Nessa altura a Casa Pia falava mais alto e era preciso safar os amigalhaços!

E finalmente manifesta-te contra o Cavaco. Sim, contra o actual presidente da república e não tenhas medo que não te pode acontecer pior! Quando estiver a discursar sobre o ‘implante’, manda-o calar e explica-lhe que celebrar a suposta superioridade da república sobre a monarquia (monarquia que nunca comemorou centenários) é um disparate, mas é sobretudo uma ofensa ao passado. E é também um acto profundamente divisionista para quem se afirma presidente de todos os portugueses. Para além disso não é hora para celebrar coisa nenhuma. E esclarece-o de uma vez por todas que é ele, na qualidade de chefe de estado republicano, e não o governo, o primeiro responsável pela situação em que vivemos. Se não perceber, paciência, tu é que não podes continuar a errar o alvo.


Nota sobre o concerto dos U2: - 42 mil a assistir! Tudo a preços ‘baratinhos’! Dinheiro que não custa a ganhar só pode vir do orçamento de estado. Quer dizer que ainda há muita folga para aumentar impostos e reduzir despesa. É só isso, de resto, divirtam-se. Os U2 são bons músicos, nada a objectar, quanto à mensagem, teríamos que conversar.

Sem comentários: