quarta-feira, outubro 05, 2011

Cinco de Outubro

Estão podres as paredes do meu quarto

Lá fora só há escombros e ruínas

O mundo não me traz as novidades

E tu só me contas adivinhas!

.

As terras de Laredo vão ardendo

Pois não há império que resista

A europa agoniza e vai sofrendo

E tu só me pedes que desista!

.

Ergui o meu estandarte contra o vento

Azul, mais azul que o mar revolto

Subi aonde sobe o pensamento

E cantei a minha mágoa em verso solto!

.


Explicação: Hoje reli o poema e resolvi alterá-lo. É aquilo a que chamo poesia evolutiva! Os sábios estão mal, além disso eu trato os sábios por tu, portanto, em lugar dos sábios que só receitam adivinhas, fica assim - 'e tu só me contas adivinhas'. Estabelece uma melhor relação com a estrofe seguinte, a ideia mantém-se, mas com a vantagem de uma maior clareza. Digo eu. E já que estou em maré de explicações/justificações, empreguei a expressão 'Laredo' referindo-me à crise americana e ao natural declínio do respectivo império. Por ausência de rival. É também por isso que se está a esvaziar o poderio dos States. Quanto à Europa socializante e relativista estamos conversados. É pena. Ah, Portugal... 'estão podres as paredes do meu quarto... 'lá fora só há escombros e ruínas...'

Sem comentários: