segunda-feira, dezembro 09, 2013

O pensamento único

A democrática terceira república, com a sua revolução de Abril, fracturante, e a sua constituição socialista, sovietizante, será recordada por muito tempo, julgo eu, como a campeã do pensamento único em Portugal. Qual primeira república! Qual estado novo! Esta sim, nesta não se pode pensar, melhor dito, não se consegue pensar de outra maneira que não seja repetir (ad nauseam) a cábula oficial. Espécie de ditado que contamina todos os suportes mediáticos, chamem-se eles, jornais, canais de televisão, ou redes sociais. Uma unanimidade que até dói! Há excepções, honrosas, mas são excepções.

Veja-se o caso de Mandela, onde se chega a questionar, tal como na antiga união soviética, quem se atrasou no elogio, quem não disse exactamente aquilo que todos estão obrigados a dizer! Que nome damos a isto, digam lá?!

Quanto a mim, e cito o ‘Livro do desassossego’ – ‘este culto da Humanidade, com os seus ritos de Liberdade e Igualdade, pareceu-me sempre uma revivescência dos cultos antigos, em que animais eram como deuses, ou os deuses tinham cabeças de animais.’

E de forma mais prosaica acrescento: - será que existe alguém interessado em emigrar (agora) para esse paraíso de fraternidade (e segurança) chamado África do Sul?! Quem estiver interessado pode contactar-me.


Saudações monárquicas



Nota básica: Esta doença do pensamento único não é um problema português, nem sequer europeu, é uma epidemia mundial, embora se reconheça que em Portugal este tipo doenças realça o carácter indigente das suas elites. Porém a raiz do problema vai mais fundo, é uma consequência, como acima sugeri, da tentativa de substituir Deus pelo homem. Homem, que por maior que seja (e ironicamente, quanto maior se julga) não passa disso mesmo, de um homem. Uma caricatura de Deus. 

2 comentários:

Ademar Raimundo de Barros disse...

Oi! JSM... Saudações Vassalas
O Pensamento Único data de priscas; Eras, e até presente data ele flutua Interregno; e divaga por esse Vales: entre essas Montanhas, e Cordilheiras: por estes entre Rios; por estes Mares, e estes Oceanos, criando "furos" para encurtar caminhos: no meio de meandros, e em "cavar" a Terra em "Estreitos", com um intuito só: unir os Mares, os Oceanos, as "Civilizações" e as Raças,e o Povo... Mas sempre conduzindo um "Pensamento único", que nunca foi, nem nunca será; ele, o único, mas lamentavelmente o homem consegue persuadir deixando pressuposto o Social, o "Comuna", ou Capital; como fosse o alimento do pensamento inexequível uno, e nessa Paranoia coletiva, ele passa por cima de Geografia, Geopolítica, e da própria natureza de Geia/Terra
Impõe-se tudo; e tudo tem que ser um pensamento só: o do predador que chegou, e diz-nos ser... O Deus é este. o eu persiste, ou o comum deva aparecer,e de repente ele desaparece num pensamento só: a consolidação do líder, de priscas; Eras líder.
Desculpas erros em Português, pois minha formação é médica: fui declaradamente contra um pensamento único que tentava excluir o exercício da profissão médica, por Portugueses, e de outras Nacionalidades em solo Brasileiro: depois que tudo foi Elitizado (todos concentrados num Centro maior, maior as "chances", bem mais rentável), enquanto o povo das regiões distantes deste País de Dimensões Continentais: sem direitos a Saúde, e a Educação! Deus nos acuda; e a própria Língua Portuguesa falada por nós outros, ver transformar-se em Dialetos, Gírias, e Regionalismo agregado a um novo pensamento único denominado... Cultura Marginal.
Um abraço em David de Cascais por seu Tango Pidesco, e não será assim que nos entenderemos... Togos dtua Fiasolofi, por que vescrees bem,e se Platencom: rarsucen que por? Si nontoá fumáa sóbagulho e que não saposlafar rapa ocê, nem rapa humnen on domun!
É assim o Pensamento único
Mas não serei o único a reconhecer o teu trabalho
A seriedade dele
A liberdade de expressão, lógica, sensata, aberta
E minha nota mais uma vez... é Dez; e se alguém se incomodar... 9, 999999...
Um abraço dos, "Anônimos da Poesia e das Artes", e dos, Desastrolados do Desconhecido.

JSM disse...

Caro Ademar, agradeço-lhe o comentário que só agora dei conta. Os meus cumprimentos.
JSM