terça-feira, novembro 26, 2019

Somos bons é lá fora!


Numa curiosa deslocação de interesses, que a psiquiatria estuda e reconhece, os portugueses vibram com as façanhas dos seus emigrantes (lá fora) como se fossem façanhas dos seus nacionais cá dentro. E depois é claro segue-se o ritual do costume – a medalha na primeira oportunidade e o panteão da república, na última. Entretanto somos todos do Flamengo, da Juventus, do Atlético de Madrid, quando ainda há pouco éramos do Real, sem esquecer o recente Tottenham, ou o mais longínquo Mónaco. A regra básica nesta matéria, a cargo da comunicação social, é tentar meter na conta de Benfica, Sporting e Porto, por esta ordem, os créditos dos novos heróis. Por exemplo, se o João Félix marca um golo em Madrid os adeptos encarnados festejam como se tivesse sido marcado no estádio da Luz! Já na recente conquista da Libertadores Jesus é aclamado por benfiquistas e sportinguistas... no país inteiro. Sem esquecer o pessoal de Braga que é do Benfica.

Dito isto, pergunta-se: - já desistimos de ver os 'nossos heróis' a jogar ou a treinar cá dentro?! Em Portugal?! Ou perguntando de outra forma: - porque é que o nosso campeonato não tem níveis de seriedade e competitividade, por forma a reter os melhores?! Isto quando se sabe que os países do leste europeu já são mais atractivos do que nós! Continuando com as perguntas: - será que nada disto tem a ver com a corrupção* que nos empobrece todos os dias?!

Responda quem souber ou quem estiver interessado. Estamos a falar do futebol mas as perguntas e as respostas aplicam-se ao resto.


Saudações monárquicas


*Leia-se - regime corrupto.

Sem comentários: