terça-feira, setembro 01, 2020

Repúblicas – descubra as diferenças!

 DGS era a sigla da 'direcção geral de segurança do estado' entidade que nas horas vagas tratava da saúde a alguns recalcitrantes; a sigla manteve-se nesta terceira república mas está muito mais preocupada com a segurança e a propaganda do estado socialista que com a saúde dos portugueses;


Antigamente a censura era um dado objectivo, existia oficialmente, mas a comunicação social, excepção feita aos jornais do regime, tentava por todos os meios furar aquele bloqueio; actualmente a censura oficial não existe mas é como se existisse! Transformou-se num estado de espírito, numa reacção mental ao sentido crítico, e a comunicação social em peso faz o possível, e o impossível, para não questionar o poder instituído; e se queremos saber alguma coisa do que se passa verdadeiramente no nosso país temos que recorrer à imprensa estrangeira; por ser um problema mental nem as redes sociais escapam à doença.


Finalmente a GNR mantém-se como guarda pretoriana do regime, coisa que não existe em nenhum outro país europeu. Onde por norma as forças policiais pertencem todas a um mesmo corpo e a um mesmo comando. Esta excepção parece não incomodar muito os portugueses que, ou não dão por isso, ou já estão habituados.


Há concerteza muito mais diferenças entre as duas últimas repúblicas desde logo nos quilómetros quadrados que faziam parte do respectivo território, ou na capacidade para o desenvolver, retendo assim as populações que hoje emigram (em massa) para a 'antiga' metrópole.

Mas há uma diferença que não resisto a comentar de tal modo se tornou evidente: - a segunda república defendia a trilogia - Deus, Pátria, Família! Trilogia errada onde faltava o Rei, representante e defensor da família. Na falta do representante a coisa piorou naturalmente. Hoje da velha trilogia resta a 'família'. Mais própriamente a 'família socialista'! Uma vingança da história para os adeptos do cinco de Outubro.


Saudações monárquicas

Sem comentários: