domingo, setembro 06, 2020

Ventura, última oportunidade!

 

Rui Pinto é, para o bem e para o mal, a linha que separa a mudança da continuidade'. André Ventura chegou para mudar mas não pode mudar apenas algumas coisas. Tem que mudar tudo. Auto intitula-se paladino contra a corrupção mas o seu desempenho nessa área tem sido selectivo e por isso não consegue descolar de Ana Gomes. O problema, não há que iludi-lo, tem a ver com a proximidade entre Ventura e Luís Filipe Vieira, presidente da actual Direcção do Benfica. Um presidente cujo desempenho, no futebol e noutras áreas, tem levantado demasiadas suspeitas. Suspeitas que são do domínio público. E na política não vale a pena invocar o princípio da inocência, pois como sabemos o que conta é a percepção dos eleitores e essa traduz-se em votos, não em sentenças. O handicap do Ventura é este. Handicap com tendência para se agravar durante o julgamento de Rui Pinto.


Só há uma maneira de sair disto: - uma auto critica, colocar as paixões no seu devido lugar, desvinculando-se publicamente do apoio à actual direcção encarnada ou a qualquer outra. Aliás para ganhar mais seriedade e independência deveria manter uma distãncia higiénica do futebol. Um sacrifício em nome de um bem maior. No fundo seguir o exemplo do Rui Pinto. Se o fizer talvez seja recompensado nas urnas.


Saudações monárquicas


Post scriptum:

Tal como era previsível Ana Gomes anunciou hoje, dia 8 de Setembro, a sua candidatura à presidência da república. E André Ventura ao saber do facto designou-a por 'candidata cigana'! Uma declaração infeliz e um tiro no pé.

Volto ao tema do meu postal - é preciso que alguém avise o Ventura sobre o seguinte: - Ana Gomes ganha votos quando apoia o Rui Pinto e Ventura perde votos quando apoia o Vieira*; sobre a questão dos ciganos Ventura já ganhou tudo o que tinha a ganhar e partir de agora tudo o que diga não acrescenta nada. Mas chamar a Ana Gomes 'rainha dos ciganos' pode custar-lhe mais do que pensa. Deu-lhe um trunfo sem querer.

* O facto de não se pronunciar sobre o caso Rui Pinto também é suspeito. Parece que a direita tem medo do tema e não quer combater a corrupção! Só espero que não diga o mesmo que o Costa - à justiça o que é da justiça! Para ouvir isso não precisamos do Chega. 

Sem comentários: