terça-feira, agosto 24, 2021

Poemas com memória



 Para Além da Trafaria - António Gedeão

- Minha mãe, haverá mundo

para além da Trafaria?

- Não sei, meu filho. Não sei.

Tudo aquilo que sabia

já no meu sangue te dei.

- Que serras são estas, mãe,

que não nos deixam ver nada?

- São rugas que a Terra tem.

Não maces a tua mãe.

Deixa-me estar descansada.

- Ó mãe, que rio é aquele?

Onde nasce e onde morre?

- Ó filho, é Deus que o impele.

Entretém-te a olhar para ele.

É um rio. Tem água. Corre.

- Quando eu for crescido, mãe,

quero saber e entender.

- Ó filho, o supremo bem

é cada qual, com o que tem,

resignar-se e agradecer.

Deus faz tudo pelo melhor.

Não se engana nem se esquece.

De todo o mal, o maior,

seria sempre pior

se Deus assim o quisesse.

Ninguém foge ao seu destino.

Está tudo determinado.

Não penses com desatino.

Dorme, dorme, meu menino.

um soninho descansado.

Sem comentários: