quinta-feira, março 17, 2022

Guerra e Paz

Vigésimo segundo dia do conflito e vislumbram-se alguns sinais de que pode haver um acordo entre as partes. Tenho algumas dúvidas que seja muito diferente da proposta inicial apresentada por Putin. Prevejo o seguinte: - neutralidade da Ucrânia, reconhecimento da Crimeia e das repúblicas separatistas coincidindo com o território entretanto conquistado, território que garanta à  Rússia, tal como no passado, o pleno acesso ao mar de Azov e mar Negro. Odessa fica de fora e será uma espécie de moeda de troca. Nestas condições a Rússia retira o seu exército do resto da Ucrânia e aceita (até ver) Zelenski e o seu regime.

Parecem-me, repito, condições razoáveis para uma paz duradouro, que poderiam ter sido aceites por Zelenski logo de início poupando-se a Ucrânia à devastação de cidades e vidas. E aos riscos de uma guerra generalizada. Mas não foi e é por aqui que teremos que procurar as causas que ditaram a invasão.

Hoje o dilema de Putin parece claro: - ou invadia imediatamente a Ucrânia frustrando os planos da NATO de cercar a Rússia ou sujeitava-se a prazo ao fim da Rússia como potência determinante.

Putin escolheu aquilo que qualquer inquilino do Kremlin escolheria.


Nota do autor: Zelenski (ou alguém por ele) tem resistido ao estatuto de neutralidade invocando a segurança futura da Ucrânia e dá como exemplo a insegurança presente. É um sofisma. Haja alguém que lhe explique que, por exemplo, a segurança da Suécia ou da Finlândia é garantida precisamente pelo estatuto de neutralidade e que a actual insegurança da Ucrânia reside no facto de se ter aproximado da NATO, ao ponto de pedir a sua admissão. Agora podem negar ou dizer que já não querem aderir mas isso já não são sofismas, são mentiras.    

2 comentários:

mensagensnanett disse...

Circula por aí... muita muita conversa típica de hipócrita Ocidental.
.
Pois é:
- o hipócrita Ocidental fala em guerra, não fala em paz!
.
DUAS MENSAGENS DE PAZ QUE O OCIDENTE DEVE, NÃO SÓ AO POVO RUSSO
.... MAS TAMBÉM....
A TODOS OS POVOS QUE NÃO ESTÃO INTERESSADOS EM VENDER AS SUAS RIQUEZAS A MULTINACIONAIS.
.
[falar em Putin para desviar as atenções: não obrigado]
.
.
.
Mensagem de paz 1:
-> O MAIS ELEMENTAR DOS TRATADOS DE PAZ
.
O Ocidente deveria ter a mensagem, óbvia, para o povo da Russia:
- "nós não vamos roubar/saquear as vossas riquezas - tal como fizemos a povos autóctones da América do Norte, Sul, etc - nós vamos assinar o Mais Elementar dos Tratados de Paz".
.
Isto é:
---> um tratado de paz que recuse o MAIS VELHO DISCURSO DE ÓDIO DA HISTÓRIA -> o ódio tiques-dos-impérios: o ódio a povos autóctones dotados da Liberdade de ter o seu espaço e prosperar ao seu ritmo.
.
.
Nota:
O discurso do cidadão-de-Roma europeu não mudou, continua igual:
--> autóctones Identitários são alvo de ódio... porque... os autóctones Identitários não estão interessados em:
1- negociatas de índole esclavagista (pressuposto a existência de outros como fornecedores de abundância de mão-de-obra servil).
2- negociatas de índole colonialista (substituição populacional de povos autóctones considerados economicamente pouco rentáveis).
.
.
.
Mensagem de paz 2:
-> A TAXA TOBIN
.
Uma outra mensagem de paz, óbvia, para o povo da Russia (e não só):
- "URGE A IMPLEMENTAÇÃO DA TAXA TOBIN!"
.
A implementação da Taxa Tobin vai permitir o desenvolvimento dos mais variados povos
... nomeadamente...
vai permitir que os mais variados povos possam desenvolver as suas mais variadas empresas, consequência:
- vão ser empresas autóctones a explorar as suas riquezas naturais... e não... multinacionais Ocidentais.
.
-->> Boys-toys ao serviço das multinacionais têm silenciado vozes divergentes...
.
Mais:
- a causa das caravanas de migrantes desesperados não está nos Autóctones Identitários... mas sim... naqueles que bloqueiam a introdução da Taxa Tobin: os europeu-do-sistema
.
.
.
.
.
A Russia pode vir a ser a líder do Mundo Livre:
- povos que não estão interessados em vender as suas riquezas a multinacionais!
.
O hipócrita Ocidental possui um largo historial (de séculos) de roubos/saques a povos autóctones...
[quem anda a saquear riquezas... são multinacionais Ocidentais, não são empresas Russas]
.
->> Em variadas regiões do planeta, sempre que não está instalado um governo 'amigo'... o hipócrita Ocidental fomenta guerras/revoluções para que... a exploração de riquezas caia nas mãos de multinacionais Ocidentais.
.
Mais:
- o hipócrita Ocidental bloqueia a investigação à forma como chegam armas a 'grupos rebeldes' que... não possuem fábricas de armamento!

->> O hipócrita Ocidental está preocupado é em acusar/ silenciar (com a acusação de serem racistas/xenófobos) os Identitários que dizem o óbvio:
- «os países aonde são produzidas as armas utilizadas pelos 'grupos rebeldes' é que têm de pagar a ajuda aos refugiados».
.
[em conluio com as negociatas da máfia do armamento, o hipócrita Ocidental tem provocado milhares/milhões de vítimas mortais]
.
Mais:
- o Ocidente pretende cercar a Russia (um território imenso no planeta, com apenas 140 milhões de habitantes) com países da NATO...
[andam a aguçar o dente às riquezas da Russia]
.
.
.
.
.
P.S.
SEPARATISMO IDENTITÁRIO; sim, óbvio!!!
.
A Europa dos vendidos a interesses económicos de índole esclavagista/colonialista...
versus...
a Europa do Ideal de Liberdade que esteve na origem da nacionalidade.
.
-->> NA ORIGEM DA NACIONALIDADE ESTEVE O IDEAL DE LIBERDADE IDENTITÁRIO ("ter o seu espaço, prosperar ao seu ritmo"), não foi, o ódio tiques-dos-impérios do europeu-do-sistema (cidadanismo de Roma).
.
.
SEPARATISMO 50-50:
-> os globalization-lovers, UE-lovers, etc, que fiquem na sua... desde que respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa.
.
-» blog http://separatismo--50--50.blogspot.com

JSM disse...

Um comentário maior que o meu postal. Retenho a primeira frase que é a mais importante: 'o Ocidente fala em guerra não fala em paz.' Aliás, Biden e os seus criados (NATO E UE) provocaram conscientemente este conflito para isolar a Rússia e fazer de Putin o mau da fita. Não esperavam que o russo fosse tão audaz e determinado e se antecipadas aos seus intentos. E também não esperavam que fosse tão astuto e se aliasse à China retirando assim espaço de manobra à administração americana. Por último está é uma guerra de valores entre as democracias liberais dissolutas e consumistas e os regimes conservadores que pretendem o regresso da trilogia - Deus, Pátria, Rei. O chamado ocidente está num tal estado de idiotice que nem percebe de que lado é que está ou devia estar.