domingo, março 13, 2022

Saudades dos Czares!

Só o 'Czar de todas as Rússias' poderia mediar este conflito e poupar o principado de Kiev à previsível destruição. Putin sabe disso e estará a viver a inferioridade de Napoleão quando se comparava com os reis de França - 'o meu problema é não ser avô de mim próprio'! Ter o retrato de Nicolau I no seu gabinete não chega para curar as feridas da Ucrânia.

Entretanto a oeste nada de novo. Uma Europa falsificada e sem energia, reúne-se pomposamente em Versalhes para pedir energia a uma alemã que por acaso também tem pouca energia! Apesar de tudo Van der Leyden pode saborear alguma superioridade no mesmo local onde a Alemanha foi humilhada no fim da primeira guerra! Já pode armar-se até aos dentes para combater Putin que segundo consta ficou com o bigode do Hitler! No ocidente a política é uma questão de bigodes.

Para terminar, se quisermos resumir tudo isto eu diria que os russos e os ucranianos lutam no terreno pela sua independência política. A Europa e os europeus lutam nos gabinetes de Bruxelas pela sua dependência. Em termos gramaticais é só uma questão de prefixo.

Sem comentários: