quinta-feira, novembro 29, 2012

Europeus de segunda!

Quando em Janeiro de 1993 se abriram as fronteiras à livre circulação de pessoas e bens, Miguel Torga profetizava no seu Diário: - ‘Ocupados sem resistência e sem dor. Anestesiados previamente pelos invasores e seus cúmplices, somos agora oficialmente europeus de primeira, espanhóis de segunda e portugueses de terceira.’


Mal sabia o poeta que o seu prognóstico pecava apenas por defeito! Vinte anos depois somos naturalmente europeus de segunda, oficialmente intervencionados, e o nosso dia-a-dia consome-se na estéril discussão sobre os juros da dívida!


Quanto à questão de sabermos se entretanto passámos a espanhóis de primeira, vamos ter que aguardar mais algum tempo, enquanto não se resolvem os movimentos separatistas bascos e catalães. Saberemos então que tipo de espanhóis vamos ser! Agora, onde Torga acerta em cheio é no facto de sermos hoje portugueses de terceira.


A baralhar um pouco esta classificação a hipótese cada vez mais viável de passarmos a ser angolanos. Assim a família Santos o permita.


Sempre era melhor.




Saudações monárquicas

Sem comentários: