domingo, maio 03, 2020

Domingo de opiniões


(Dia da mãe)
Detesto os dias disto e daquilo mas a ter de escolher um dia para celebrar a maternidade seria o mesmo em que se celebra a Senhora da Conceição. E que não é hoje.

(A Igreja e o estado)
Deus nos livre da Igreja do Afonso Costa ou do Lenine onde os bispos e os padres eram trabalhadores ou funcionários públicos. Já não gostei de ver o Patriarca a apadrinhar a república de Abril e muito menos gostaria de ver a Igreja a toque de caixa do governo. Temos memória e sabemos que a história de Portugal e a da Igreja se confundem numa parceria duradoira, mas isso foi há muito tempo. Nos tempos que correm o estado trata a Igreja no mesmo plano de outras actividades 'com porta aberta para a rua'. Uma realidade que a Igreja independente já conhece, e irá ultrapassar seguindo o Evangelho. Como sempre fez.

(Marcelo quer salvar a imprensa livre)
Ora aqui está um objectivo bem difícil de alcançar! Era preciso que houvesse imprensa livre, e não há, porque a liberdade em Portugal tem um preço inacessível. Mas eu percebo o Marcelo, um político fabricado pelo Expresso e mais tarde pela televisão. Ele quer jornais com opiniões diferentes sobre todas as coisas excepto no que diz respeito à sua pessoa. E isso também não temos. Seria preferível fazer como noutros tempos em que havia os jornais do estado, e os outros. E para saber ao certo o que se passava tinhamos sempre a jeito, tal como hoje, a BBC.

(Trump serve para tudo)
E termino com Trump inimigo de estimação nacional, com direito a horas e horas de maledicência, cumprindo todo o anedotário universal. No entanto se por acaso telefona para Portugal e faz um elogio de circunstância, esse mesmo elogio abre todos os telejornais! Enfim, é o país que temos.


Post Scriptum:

A propósito das relações entre a Igreja e o Estado remeto para as considerações finais do Padre Pedro Quintela na Missa deste último Domingo. Paróquia do Monte da Caparica - Quarto Domingo depois da Páscoa (youtube). Está lá tudo, sem meias palavras, um bom guia de orientação geral.

https://www.youtube.com/watch?v=VnWDrKCx0Xc

Sem comentários: