sexta-feira, maio 22, 2020

Os lobos


Escrevo sabendo que não existe hoje um pensamento monárquico, uma proposta nesse sentido, e por isso seria muito difícil que houvesse um meio de comunicação social que reflectisse aquilo que não existe. E não há, cumprindo-se assim o que disse Marcelo Caetano há mais de meio século: – que não existe um problema de regime em Portugal! Frase que lhe valeu uma reprimenda de Salazar, não pela frase em si mas porque não se podia dizer isso naquela altura, pois frustrava o apoio que os monárquicos de então concediam à segunda república.

Como se vê o país não mudou muito, tornou-se apenas mais pequeno ao ponto de já não haver monárquicos, não havendo portanto quem se ofenda com frases daquele género. O que verdadeiramente temos hoje é uma república tribal, espécie de alcateia dependente da mesma gamela mas principalmente de quem lá põe a ração. Como o dono é estrangeiro as únicas lutas pelo poder resumem-se a quem fica com os melhores nacos e isso obedece às leis ancestrais das alcateias. Está tudo na constituição, só é preciso saber ler. 

Mas para quem não saiba pode verificar que a realidade não mente - os partidos são iguais no essencial, haver um ou mais que um vai dar no mesmo, ter duzentos e cinquenta deputados ou não ter nenhum também não muda nada, até porque o regime se implantou como verdade irrevogável. A única esperança, para quem possa ainda ter esperança, reside na certeza, ditada pela natureza das coisas, que quando o dono estrangeiro muda (ou morre) também podem mudar as relações de poder na alcateia. E o macho alfa pode vir a ser substituído por outro mais do agrado do novo dono.

Concluindo, sem oposição ao regime, a nossa organização política é afinal bem simples de decifrar. Como diria o Eça – às vezes mudam as moscas, outras vezes nem tanto.

Saudações monárquicas


Sem comentários: