quarta-feira, abril 14, 2021

O ajuste de contas!

 

Descendo à política doméstica já todos percebemos que o processo marquês vai fazer estragos no partido socialista redesenhando ao mesmo tempo todo o leque partidário. Isto porque um Sócrates ferido e acossado pelos seus antigos admiradores pode tornar-se de facto num animal feroz. E o que aí vem é um inevitável ajuste de contas. Mas pergunta-se: Sócrates ainda tem trunfos para jogar?! Tem. O julgamento é uma coisa longínqua e a politica faz-se todos os dias. Vamos lá contar as espingardas:


  • Comecemos pela Casa Pia e pela dívida de gratidão (difícil de medir) ao primeiro-ministro que então dominava tudo e todos, desde a Procuradoria Geral da República ao Supremo Tribunal de Justiça.

  • Os jovens turcos que subiram na vida à conta de Sócrates e que ainda esperam pelo grande líder.

  • Todos aqueles que no meio do ajuste de contas que se avizinha (zangam-se as comadres...) preferem Sócrates a Costa. Aliás quem é que não hesitaria se fosse obrigado a escolher!*

  • Finalmente a única qualidade que o Sócrates político inegávelmente possui – capacidade de decisão. Se decide bem ou mal é outra história.


Quanto às espingardas dos que hoje o acusam mas foram seus cúmplices no passado, essas serão sempre de pólvora seca. Na verdade PS, PSD e CDS não podem falar de corrupção porque nada fizeram contra ela. Aliás quem está sentado no banco dos réus é o Rui Pinto, um denunciante da corrupção! Dizem que vão fazer agora alguma coisa?! Quem é que acredita?! No fundo estão todos comprometidos com a Constituição que temos e que todos invocam quando lhes convém. E sem mudar a Constituição... a corrupção vai continuar.


Saudações monárquicas



* Dou um exemplo: - quando Medina (que foi seu secretário de estado) começa a dizer mal de Sócrates começo sem querer a simpatizar com Sócrates! Sei que isto é mau, mas entre o mestre e o aprendiz, prefiro o mestre. O trabalho fica sempre mais bem feito.

Sem comentários: