sábado, julho 17, 2021

'Querem roubar-nos o Benfica'!

 

Esta frase de Matamouros o jovem advogado que interpôs há tempos uma acção contra a direcção de Luís Filipe Vieira é de momento aquilo que mais me preocupa como contribuinte mas sobretudo como português. Uma frase que admito poderia ser proferida em circunstâncias análogas por alguém do Sporting ou mesmo do FC Porto e que teria para mim a mesma gravidade.


Digo isto porque o que parece preocupar a maior parte das pessoas não são os alegados crimes em que Vieira terá participado em benefício próprio ou do Benfica, mas sim a possibilidade de entrada de um investidor americano no capital da SAD! Uma entrada normal, legal, resultante da compra e venda de acções entre privados. E a minha preocupação aumenta quando li algures que o ministério público terá acelerado a detenção de Vieira para evitar aquele negócio!


Pois bem, e aqui vou ter que dar razão ao dvogado de Vieira – 'o negócio pode ter sido mal feito, mas o negócio em si é lícito'. Se antes houve informação privilegiada que levou ao negócio, isso é outra coisa, é um crime que terá de ser punido depois de comprovado.


Portanto o que fica no ar é que o ministério público acha que o Benfica é como a TAP um clube de bandeira, que não pode ser vendido a estrangeiros. Outra hipótese, provávelmente mais próxima de Matamouros e da realidade, resume-se à seguinte questão: - quem sempre viveu dos investimentos do estado não precisa de investidores privados.


Daí esta luta surda (e absurda) que se desenrola perante os nossos olhos entre a concepção soviética do futebol onde o clube quer manter a maioria na SAD mas ao mesmo tempo precisa do dinheiro do americano; e a concepção também absurda do Vieira que (às escondidas) e com métodos napolitanos quer seguir o modelo do Bayern de Munique! Uma impossibilidade lusitana porque o Bayern é um clube de futebol profissional, e só de futebol, que actua na Alemanha dentro de regras transparentes e iguais para todos.


E termino com uma previsão: - à semelhança do que aconteceu com o Sporting que destituiu Bruno de Carvalho mas aproveitou tudo aquilo que ele fez; no Benfica vão aproveitar a obra do Vieira e não tarda muito vamos ver o americano John Textor a beber umas cervejas na catedral das imparidades.




Sem comentários: