segunda-feira, setembro 20, 2010

A oligarquia

Foi mesmo agora, num desses programas da televisão (onde a opinião pública se manifesta) que eu ouvi a denúncia por parte do convidado de serviço, rapaz novo, sem papas na língua, advogado ou coisa que o valha – Tiago Caiado Guerreiro! O tema versava sobre a fiscalização do estado aos apoios sociais!
Não há fiscalização possível quando é no topo da pirâmide que se praticam os maiores abusos, isto quanto ao exemplo, pois quanto aos abusos, eles nunca serão fiscalizados enquanto a fiscalização não for independente da oligarquia. Isto é tão verdade como eu dar vivas à república.
Neste interregno, a dita oligarquia já foi identificada, já definimos a sua origem, conhecemos os seus tiques, os seus pontos de contacto, e um deles é indiscutivelmente o amor que nutrem por esta república desigual e éticamente adjectivada!
Porém algo está a mudar, até na televisão! Pois não é normal ouvir um jovem e bem sucedido advogado dizer que Portugal está nas mãos de uma oligarquia exploradora. Isso é novidade e seria até um sinal de esperança se alguém se importasse com isso. Mas ninguém se importa com isso. O povo (e a revolução cultural de Abril) contentam-se com um novo seleccionador nacional.

Sem comentários: