segunda-feira, junho 06, 2011

Sensações eleitorais

Empate técnico – como na altura escrevi, tratou-se de um embuste, um frete da comunicação social (e das empresas de sondagens) para manter o PS em jogo, segurando algum eleitorado que costuma desertar aos primeiros sinais de derrota. Ao PSD, a história do empate técnico também deu jeito reforçando o voto útil pela necessidade de assegurar a vitória. Principais vítimas: - os partidos das franjas, incluindo o CDS.
Uma conclusão podemos retirar: - as ‘sondagens’ (todas elas) enganaram sistemáticamente o eleitorado e com isso influenciaram, para além do admissível, os resultados eleitorais. É portanto assunto para a CNE se debruçar… se tiver coragem.
Assim, se quisermos fazer um exercício de ‘verdade eleitoral’, diríamos que o PS tem dois ou três pontos a mais (ficaria na zona dos 25%) e que o CDS tem dois ou três pontos a menos (ficaria na zona dos 13%). O Bloco de Esquerda, por sua vez, obteria mais um ponto percentual, situando-se nos 6%. PCP e PSD atingiram o seu limite, o primeiro alicerçado num discurso de protesto, a puxar ao patriótico (!), o segundo capitalizando o desejo de mudança e algum voto útil… com a tal ajuda do ‘empate técnico’.
A terminar esta análise é justo salientar que o ‘empate técnico’ também prejudicou os chamados pequenos partidos, alguns dos quais viram aumentada a sua votação mas insuficiente para eleger um deputado.

Em próximo postal explicarei o semi desaire do CDS (a incapacidade de Portas assumir a direita) e abordarei mais uma vez a vaca sagrada, ou seja, a constituição, grande responsável pelo impasse nacional e pelo atraso em que nos encontramos. Não me esquecerei de falar de alguns sociais-democratas (ex. Paula Teixeira da Cruz, combativa, mas…) que afirmam que a revisão constitucional não é prioritária, e muito logicamente reafirmam que o PSD é um partido de esquerda. Eu já sabia, o que pergunto é quem é que representa a direita… ‘se nem tu, Portas, a queres representar’?!
Vamos continuar com um país coxo?

Saudações monárquicas

Sem comentários: