segunda-feira, abril 29, 2019

Espanha - 'nada de novo debaixo do sol'!


A frase é bíblica e retrata as eleições espanholas. Em cada época, os que a vivem, julgam-se originais, diferentes, mais evoluídos que os seus antepassados. E se em termos puramente tecnológicos podem ter razão, ao ouvi-los falar, agir, gesticular, gritar palavras de ordem, o tempo recua às cavernas, aos problemas de sempre do homo sapiens. Problemas que podiam dar óptimos livros de ciência política se não fossem todos iguais e de esquerda.

Não sei muito sobre os antecedentes da guerra civil espanhola, 1936 não foi assim há tanto tempo, mas do que sei parecem estar a reunir-se algumas das condições que lhe deram origem. Simplificando – de um lado está o nacionalismo catalão e o jacobinismo adjacente; do outro, a história de grandeza da Espanha una e indivisível. Pelo meio uma união europeia que já deu o que tinha a dar e por isso completamente ignorada na campanha eleitoral. Neste cenário é natural que os nacionalismos ganhem espaço de manobra e coloquem em causa aquela unidade. Uma unidade que só a representação monárquica pode garantir.

Concluindo, se a história se repetir, desta vez quem há-de esticar a corda serão os golpistas catalães apoiados nos seus sonhos de independência pelos oportunistas do PSOE.

Sem comentários: