segunda-feira, outubro 28, 2019

Lendas e narrativas – o nosso Brexit!


Não há dúvida que este Brexit fez disparar os alarmes da nação! E o embaixador encalhado em Bruxelas, apercebe-se que não há marcha à ré, a nau inglesa está mesmo de partida! Apesar de todas as manobras, de todos os males que lhe vaticinam, desde a desunião do reino, à fronteira da Irlanda, à independência da Escócia, eu sei lá, como se alguém se preocupasse tanto com o mal dos outros!

O problema do embaixador no entanto era outro. E pergunta-se, o que vai ser de nós, nós que embarcámos nesta união sem plano B, em fuga ao nosso destino, às nossas responsabilidades, e agora, mais periféricos do que nunca, como vamos recuperar a centralidade perdida?!

Começa a delirar, revisita a história, o período filipino, a memória napoleónica, o bloqueio continental e acorda. Foi um pesadelo. O euro existe, é irreversível, e neste mundo tecnológico, global, quem precisa de mar e de navio?! No entanto esta ideia de termos a velha aliada como concorrente e talvez adversária numa eventual disputa com o eixo franco-alemão não lhe agrada. Pensa também nas ex-colónias, no pedido de Angola para entrar na Commonwealth (Moçambique já era) e uma ruga franze-lhe o sobrolho.

Afasta a ideia, liga a televisão, o futebol ocupa todos os canais, fala-se de Ronaldo e dos treinadores portugueses, os grandes navegadores da era digital! Jesus está no Flamengo e recoloniza o Brasil, Queiroz que andou pelas arábias é um deus na Colômbia e tantos outros espalhados pelo planeta transformando todas as verdades numa só: – o mundo é uma bola de futebol!

Está na hora de chamar o 112, concluiu o embaixador.

Sem comentários: