sexta-feira, dezembro 06, 2019

Ventura tem dois problemas!


Dois problemas para resolver! Um do foro íntimo que insiste em transportar para a opinião pública com toda a carga de emoção e irracionalidade que ele contém. Estamos a falar do Benfica, não o clube de futebol, mas da pretensa 'instituição' em que está transformado, espécie que só tem paralelo nos 'clubes do estado' da extinta união soviética. O mesmo acontece aliás com Sporting e FC Porto, embora em menor escala. E o facto de hoje em dia (práticamente) só haver adeptos desses três clubes não melhora o problema, antes o complica.

Mas voltando ao Ventura e às esperanças que legitimamente nele se depositam não é coerente afirmar-se paladino do combate à corrupção e ao mesmo tempo silenciar o tema quando a suspeita possa envolver o Benfica! E não pode haver nada mais suspeito que esta coincidência quase anedótica dos chamados 'amigos do Vieira' (e do Benfica!) estarem todos a contas com a justiça... e o Vieira, nada! Ou só vai ser incomodado quando deixar de ser presidente das águias?!
Espero que Ventura faça uma profunda reflexão sobre este assunto e que não responda – 'à justiça o que é da justiça'! Para isso já temos o Costa!

O segundo problema tem a ver com a regionalização mas curiosamente também entronca na corrupção! Ventura é contra a regionalização argumentando que seria mais uma duplicação de tachos e mordomias aumentando assim o peso do estado e o encargo dos contribuintes. Posso concordar mas também concordo com o presidente da Câmara Municipal do Porto quando diz que o grande adversário da regionalização é Lisboa e o seu vício centralista! Vício que não há maneira de ultrapassar!

Por outro lado, e esta é a minha opinião, não nos podemos esquecer que a única grande realização desta terceira república, aquela que ficará na sua lúgubre história, tem a ver com a criação das regiões autónomas da Madeira e dos Açores. Criação que transformou pobreza em riqueza, como está à vista de todos!
Por isso Ventura, cuidado, muito cuidado com essa tua faceta lisboeta. Tens outras melhores. Muito melhores.


Saudações monárquicas


Nota: O rei e as regiões é sinónimo de grandeza e coesão! A república unitária é sempre a perder! Quando eu nasci era do Minho a Timor... Ventura, vê bem onde é que já vai! Quando perceberes isto... percebeste tudo!

Sem comentários: