sábado, abril 04, 2020

População em cativeiro, presos na rua!


Se fosse preciso, através de uma só medida, demonstrar ao mesmo tempo a mentira em que vivemos e a incapacidade do governo, ela aí está: – soltar os presos por causa da pandemia! Ou seja, em vez de aproveitarem o facto de já estarem obrigatóriamente confinados e a partir daí estabelecerem um plano de controle do vírus, não, fazem precisamente o contrário do que aconselham os portugueses a fazer – que, infectados ou não, devem ficar em suas casas para se protegerem e tratarem*.

Ora bem, a razão desta incongruência não tem a ver com um apregoado sentido humanitário mas sim com a incapacidade de resposta à crise por parte dos serviços do estado, neste caso, os prisionais**. Porque não nos iludamos isto tem a mesma marca de incompetência e mentira com que já nos deparámos a propósito dos incêndios de Pedrogão ou da mais recente propaganda sobre a 'folga orçamental'! Que pelos vistos desapareceu rápidamente! E até valeu um insulto 'patriótico' ao ministro holandês!
Não corram com o Costa e com o seu governo familiar e vão ver onde vamos parar. Até rima.

*Mesmo esta 'história' de manter os sintomáticos ligeiros em casa, sem os testar, também me parece muito discutível. Para não dizer suspeito. Pois suspeito que transformar as casas das pessoas numa extensão do serviço nacional de saúde, sem serviço de saúde ao domicílio (médico, enfermeiro, seja o que for) só pode ser mais uma mentira. E uma fuga para a frente.

**Não é possível montar hospitais de campanha nas prisões?! Já nem falo em testes porque já sabemos que 'só chegam para a semana'.

Sem comentários: