sexta-feira, abril 10, 2020

Rui Pinto o prisioneiro da república


Aproveitando o facto do estado de direito estar de quarentena, a justiça portuguesa viu aí a oportunidade para resolver o 'caso Rui Pinto' que tanto a atormentava. Atormentava-a porque não podia mantê-lo eternamente em prisão preventiva, tal como era seu profundo desejo; atormentava-a porque o Rui Pinto se transformou entretanto num herói nacional, sem a justiça perceber porquê; mas o seu maior tormento era o julgamento que se avizinhava! Este sim um acontecimento que convinha evitar a todo o custo.

Dizem que há males que vêm por bem. Veio o vírus, deixou de se falar em corrupção, os corruptos ficaram no desemprego, e o anúncio de um indulto generalizado deixou no ar a pergunta – então e o Rui Pinto?! Continua preso?! Havia que fazer qualquer coisa. A juíza descobriu que afinal o Rui Pinto é bom rapaz; inventou-se uma espécie de prisão domiciliária num apartamento da PJ; e fez-se aquilo que nos tinham dito que não era possível fazer! O Rui Pinto vai colaborar com a justiça mas não pode ser prejudicado por isso. Resumindo, o escândalo que o julgamento prometia, vai ser servido a conta gotas, à medida que os discos rígidos forem sendo desincriptados, e na medida em que as forças ocultas deste país forem permitindo. Depois, se houver matéria para averiguações logo se verá. Alguns dirão – é a justiça a funcionar.

1 comentário:

Pedro v Uden disse...

https://www.nytimes.com/2020/04/22/sports/soccer/portugal-benfica-football-leaks.html?referringSource=articleShare&fbclid=IwAR13Cff44LjdB2m3hXzXTtii8a_n2eay4_9TriRoeYjnb-0K5CFxprCe1Co

Isto já faz eco nos EUA, notícia do New York Times