segunda-feira, setembro 27, 2021

Autárquicas na televisão!

 

O título é um pouco comprido para contrabalançar as ideias curtas que me assistem. A primeira ideia curta foi ter ouvido dizer que a esquerda ganhou as eleições na Alemanha através do partido social democrata (SPD), enquanto em Portugal se noticiava que a direita, através do partido social democrata (PSD) conseguiu desalojar a esquerda de cidades tão emblemáticas como Lisboa ou Funchal!


Refeito desta confusão original, um verdadeiro certificado de menoridade política*, tentei seguir os resultados o melhor que me foi possível, e posso agora dar-vos a minha opinião sobre o assunto:


  • A ideia (curta) com que fico é que existem dois países em Portugal: - o das televisões, e restantes media, que em conjunto com comentadores encartados trabalham afanosamente para manter o país num estado de atraso mental considerável!

  • E existe o país real que pouco liga á política, que normalmente se abstém, mas quando resolve ir votar provoca estragos e surpresas!


Foi o que aconteceu com a vitória de Carlos Moedas em Lisboa, um político sóbrio, educado, e com uma nova forma de fazer política.

De resto assistiu-se ao esperado recuo da esquerda e o que espanta é ainda haver tanto socialismo em Portugal. O que de certa maneira explica o proverbial atraso português.


Sobre a minha participação no acto eleitoral já verifiquei que o meu voto não chegou para eleger um vereador pelo Chega em Almada. Esteve perto mas não conseguiu suplantar a Mortágua. Aliás o distrito de Setúbal ainda é o grande bastião da esquerda e onde é muito difícil eleger alguém da direita. Será preciso tempo, candidatos bem preparados** e um discurso mais inclusivo.



* Enquanto não desfizermos este e outros equívocos no xadrez político nacional não vamos esclarecer as pessoas. E há quem ganhe com isto.


** Parabéns ao Nuno Capucha que se fez eleger vereador pelo Chega no Seixal!

1 comentário:

MAC disse...

Apoiado! E parabéns ao Chega que, apesar de todas as limitações inerentes à sua jovem idade e de toda a brutal guerra que políticos e comunicação social lhe fazem constantemente, fez um bom trabalho e teve um bom resultado.