quarta-feira, julho 25, 2018

República bananal


Já não sou só eu que se incomoda com as ligações perigosas entre os deputados e os clubes de futebol. Para sermos mais rigorosos estamos a falar dos três clubes chamados 'grandes' e não de nenhum dos outros que pelos vistos ainda não têm assento parlamentar!

Assim e com a responsabilidade que lhe advém de ser o principal opinador do jornal Público, João Miguel Tavares escandalizou-se (ontem) com a prática, creio que única no mundo civilizado, que consiste em criar dentro da assembleia da república ´núcleos de adeptos' dos tais três clubes de futebol! A actividade destes núcleos ainda não é totalmente conhecida mas sabemos que recebem candidatos em campanha para além do almoço (ou jantar) anual onde os 'deputados adeptos' (passe a sugestão regimental) confraternizam com os respectivos presidentes em exercício. Presidentes dos clubes, já se vê. 

Mas vale a pena transcrever a síntese de João Miguel Tavares: - "É preciso não ter nada na cabeça para achar que em 2018 o Parlamento é o lugar certo para promover núcleos futebolísticos e ouvir candidatos de clubes em campanha eleitoral".*

Concordo.

Saudações monárquicas

*(Jornal Público de 24/07/2018)

sexta-feira, julho 20, 2018

No molhe da Caparica...



No molhe da Caparica
Dá vontade de zarpar
Mas já não sei onde fica
O meu reino de além-mar!

Perto de mim passa gente
Que tem a vida que invento
Trazem bonanças por fora
E tempestades por dentro!

Corre à praia maré-cheia
Corre à linha pescador
Quem tem saudades da terra
Nunca passa o Bojador!

Nasce uma estrela no céu
Fez-se luz no firmamento
Mas o molhe entardeceu
Fiquei só eu e o vento!


quarta-feira, julho 18, 2018

Seleccionador da Croácia disse...


"Escrevo estas linhas por causa da difícil situação da Croácia. A Croácia é o país mais pobre da União Europeia, governado por pessoas más, por por membros de uma organização que já foi declarada criminosa. O povo foi conduzido ao abismo, à miséria, milhões de pessoas abandonaram a sua pátria nos últimos 20 anos.

Hoje na Croácia os nossos reformados não conseguem fazer face às suas necessidades mais básicas, os jovens não conseguem pagar a educação, os cuidados de saúde estão em colapso, o sistema judicial protege o grande capital e é corrupto.
Por isso, peço aos políticos e a todos os representantes das autoridades que levaram o nosso povo ao inferno da miséria, ao desespero e à pobreza, que se afastem da equipa de futebol da Croácia. Não são bem-vindos ao nosso balneário, não queremos fotos com vocês nem apertar a vossa mão. Foram vocês que fizeram da Croácia o país mais pobre da Europa. A Croácia tem mais de mil quilómetros de costa e temos crianças que nunca viram o mar! Temos crianças que vão para a cama com fome porque os seus pais, que estão desempregados, não têm como dar-lhes de comer.

As pessoas que fizeram isto ao nosso país não são bem-vindas. Por favor, respeitem a nossa decisão, não vistam camisolas de futebol nem usem o nosso êxito para a vossa promoção. Só desvalorizam o nosso trabalho e não queremos que o povo da Croácia nos ligue a vocês.  
A equipa informa que todos os prémios ganhos no mundial da Rússia serão depositados num fundo especial para as crianças da Croácia. Esse fundo vai financiar férias de crianças que nunca viram o mar Adriático.
Os jogadores da selecção estão com o povo croata e vão fazer tudo o que estiver ao seu alcance para ajudar as pessoas mais vulneráveis.”

(Lido no Record on line)



domingo, julho 15, 2018

Os presidentes adeptos!

Isto foi antes das medalhas - Macron a saltar e a croata resignada. Nas medalhas deram largas à imaginação - houve beijos e abraços de ambos, segredinhos em francês, lágrimas e suspiros croatas. Campanha eleitoral sempre. Nem vou discutir se está bem ou se está mal, posso apenas imaginar Marcelo e Costa  nestas andanças! Também imagino que caso fosse a Inglaterra a vencer Isabel II não estaria ali. Nem sequer a primeira ministra May. Talvez o presidente da federação inglesa de futebol. Sem campanha eleitoral.

sexta-feira, julho 06, 2018

Touradas...


O partido dos animais e os seus peões de brega, Bloco e Verdes, querem proibir as touradas em Portugal. E chegam a invocar textos eclesiásticos, incluindo excomunhões papais, em defesa da sua tese! Embora tudo leve a crer que este súbito apego à religião seja coisa passageira. Na base da proibição está o sofrimento dos animais para além de alguns direitos que possam estar a ser violados. Por exemplo o direito a pastarem livremente na lezíria sem serem incomodados.

Não ocorreu ao partido dos animais (e plantas) que a lezíria, o pasto, a selecção natural, a bravura de um touro, e no vértice, o espectáculo taurino, tudo isso faz parte de um todo em que faltando uma das partes, deixa de existir. Deixa de existir na natureza. Ou seja, acabar com as touradas é acabar com os touros tal como existem hoje. Poderá talvez arranjar-se um jardim zoológico ou um museu para guardar a memória de uma espécie animal entretanto desaparecida. Mas não mais do que isso.

Mas há ainda um aspecto desta tentativa de proibição que não podemos deixar passar em claro. Refiro-me à própria proibição em si mesma, uma arrogância fascizante digna de nota! E começamos a resvalar para um país desconhecido onde meia dúzia de idiotas sediados nos partidos põem e dispõem das nossas vidas (ou dos nossos costumes) consoante lhes dá na gana. É preciso dizer basta a estes animais.

terça-feira, julho 03, 2018

A política do espectáculo!


Não, não vou às Janelas Verdes, o meu carro está nas últimas, prefiro estacioná-lo longe do antigo palácio do Ramalhete. Não era meu?! Seja de quem for tenho medo da EMEL, essa polícia secreta das viaturas, armada de trancas e reboques. Também não vou ao Rock in Rio, e se Deus me der saúde, espero nunca ir. Xutos e Pontapés só em última análise. O resto do espectáculo são as reprises da CMTV sobre o incontornável Bruno! Agora que está morto querem enterrá-lo não vá o rapaz lembrar-se de se recandidatar! A democracia tem regras! Fora do espectáculo mediático temos o Verão ameno que nos calhou em sorte. Menos mal. Ah, a selecção... pois, e agora?!

sábado, junho 30, 2018

'Descontrolo migratório'


Para memória futura e com a devida vénia aqui se transcreve um excerto de um artigo de Rui Ramos no Observador. Dá que pensar.

Vamos entender-nos: o problema não é a circulação de pessoas ou a diversidade das populações. A Europa só tem a ganhar com a passagem ou a fixação de pessoas do resto do mundo. Uma sociedade não tem de ser composta de gente toda idêntica entre si, com as mesmas ideias e os mesmos gostos – a maior parte das sociedades europeias, aliás, foram, ao longo de grande parte da sua história, religiosa e culturalmente diversas. Não é isso que está em causa, mas a capacidade actual da Europa para assimilar ou integrar devidamente, sem alarmes ou conflitos sociais graves, o afluxo ilegal e descontrolado de massas de jovens pouco qualificados. É legítimo duvidar dessa capacidade. As economias europeias não têm o dinamismo suficiente, os seus Estados sociais não dispõem dos recursos necessários, e às suas culturas faltam a convicção necessária para proporcionar referências estáveis às novas comunidades. Por isso, a probabilidade de as massas de imigrantes ilegais transformarem a Europa é muito mais elevada do que a probabilidade de serem transformadas pela Europa.

quinta-feira, junho 28, 2018

O próximo é um velho conhecido!

Quem tenha boa memória sabe que o destino do Uruguai já esteve ligado à Coroa Portuguesa. Para contar um pouco dessa história venha em nosso auxílio um livro sobre D. Pedro IV da autoria de Paulo Rezzutti. E na parte que interessa pode ler-se o seguinte: - 'Enquanto D. Pedro aproveitava indisciplinada e despreocupadamente a juventude, D. João (seu pai) tentava criar um império nos trópicos... procurando ao mesmo tempo retaliar a invasão de Portugal pelas tropas francesas aliadas aos espanhóis. Assim ordenou a tomada da Guiana Francesa e conquistou ao sul, após longos anos de batalhas, a Banda Oriental do Rio da Prata que ficaria conhecida enquanto fez parte do Brasil como Província Cisplatina, hoje Uruguai'.

A título de curiosidade acrescente-se que nessa expedição militar se distinguiu um jovem capitão de seu nome João Carlos de Saldanha Oliveira e Daun, futuro Duque de Saldanha Afinal o mundo é pequeno, não passa de uma bola de futebol! 


Saudações monárquicas

segunda-feira, junho 25, 2018

Os Persas


Prosseguimos a nossa história do mundial com um confronto entre portugueses e persas hoje um episódio mais raro do que nos tempos em que os nossos reis ostentavam (sem parêntesis nem complexos) o título de 'senhores do comércio e da navegação na Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia'. Talvez seja por essa memória ainda se manter tão viva que os actuais ayatholas decidiram escolher para treinar a sua equipa um antigo seleccionador nacional de seu nome Carlos Queiroz! É bonito!
Sobre a táctica a imagem reproduzida pode ser enganadora. Eles não vão jogar atrás uns dos outros, nem o equipamento será aquele. O que se espera é que a esquadra lusa consiga prosseguir a sua rota triunfal.

sexta-feira, junho 22, 2018

Um certo sabor a desforra...

 Foi difícil mas foram vencidos! A história do mundial prossegue dentro de momentos.

quarta-feira, junho 20, 2018

Dom Sebastião

 Já estava farto do Filipe II. Dom Sebastião faz mais sentido. Hoje, especialmente hoje, e sempre! 

sexta-feira, junho 15, 2018

Ronaldo empata Espanha!


Filipe II (com a devida vénia meme copiada do Observador)

segunda-feira, junho 11, 2018

domingo, junho 10, 2018

O dez de Junho da nossa corrupção



O dez de Junho é Ronaldo
E a sua inseminação
O dez de Junho eutanásia
Para salvar a nação

O dez de Junho é Marcelo...
Na tacinha, natação!

Já foi Camões... Oh quem dera
Hoje é da raça megera
Do diz que disse e não era
Um dez de Junho aldrabão!

Por isso chuta na bola
Dá-lhe também com a tola
E liga a televisão

O dez de Junho remata...
É golo! Foi golo da corrupção!

sexta-feira, junho 08, 2018

Angola na Commonwealth


Em primeiro lugar esta é uma notícia que entristece qualquer português. E por muitas desculpas que encontremos todas elas esbarram nas nossas insuficiências. Na insuficiência de uma 'descolonização exemplar' cujas consequências ainda não medimos mas sobretudo nas insuficiências de um regime que se mostra incapaz de construir um espaço comunitário integrador. Um espaço que possa representar uma história comum e um conjunto de valores (em português) que exprimam um mesmo destino. 

Pois bem, perante tal incapacidade é natural que esse vazio seja preenchido por quem tenha mantido os instrumentos políticos agregadores que hoje nos faltam. Estamos a falar da Casa Real inglesa que ainda há pouco tempo foi relegitimada por todos os membros da Commonwealth.

Assim, e se me é permitido sonhar proponho (contra a voragem) que a CPLP (que raio de nome!) possa no futuro ser representada pelo 'Herdeiro dos Reis de Portugal'. A única representação que faz sentido.


quarta-feira, junho 06, 2018

As toupeiras e o segredo de justiça!

Começamos com imagens da toupeira a trabalhar. Toupeira lusitana, comum, que se distingue das demais por ter a pele avermelhada.

 Na segunda imagem a toupeira já está confortávelmente instalada no citius da justiça!



E finalmente temos a toupeira agarrada.


Sabe-se entretanto que as toupeiras têm vindo a reclamar contra a violação do segredo de justiça. Mas disto não temos imagens.

Saudações... que quiserem...

segunda-feira, junho 04, 2018

O fura greves!


Há cerca de dois meses e meio fui operado em dia de greve dos médicos! Distraído, na ignorância do facto, apanhei o comboio para o hospital público e a enfermeira de serviço quando me viu chegar, disse: - está com sorte, a equipa que vai operá-lo está completa, portanto a sua operação não vai ser adiada. Estranhamente, naquele momento, não me senti com sorte.

Hoje, consulta marcada, e greve da CP! Felizmente a Fertagus funcionava e eu só queria atravessar o Tejo. E consegui. Já na gare em Lisboa fui ouvindo pelos altifalantes: - senhores passageiros, pedimos desculpa pelo incómodo mas a ligação... não se vai realizar. A minha consulta correu bem. Obrigado.
Mas voltaremos a falar de greves. Vêm aí mais e prevejo dificuldades para Centeno e Costa. Os transportes costumam deitar abaixo governos mentirosos.

sexta-feira, junho 01, 2018

A crise!


A partir de agora a península será governada por quem perdeu as eleições! Fatalidade?! Coincidência?! Mas sejamos justos os motivos que levam Sanchez ao poder são  diferentes do caso português. Em Portugal ninguém cai do cavalo por corrupção. Depois de ter desmontado, talvez. Mas adiante. O futuro dirá se os socialistas conseguirão fazer melhor que Rajoy face às ameaças separatistas. A ver vamos.

quinta-feira, maio 31, 2018

quarta-feira, maio 30, 2018

A rampa deslizante...


Cá vamos, cantando e rindo...