terça-feira, maio 09, 2006

Terras sem Rei

Ora aqui está o assunto do momento: duas brasileiras de ‘Maringá’ falavam ontem, nos prós e contras da televisão pública, sobre a viagem e estadia que tinham acabado de ganhar num concurso organizado pela autarquia de Vila de Rei!
Expliquemo-nos: Maringá é uma populosa cidade situada no estado do Paraná, no Brasil; Vila de Rei é uma pequena Vila desertificada no centro interior de Portugal; o concurso, da iniciativa da Câmara de Vila de Rei e aberto apenas a cidadãos brasileiros de Maringá, oferecia e oferece os seguintes prémios:
Viagem e estadia por tempo indeterminado no concelho de Vila de Rei, em casa cedida pela autarquia, emprego assegurado por não sei quanto tempo, a que corresponde uma remuneração aproximada do salário mínimo nacional, e os bons ares de uma pacata vila do interior do país!
Perante tão apetitoso prémio, Maringá em peso concorreu! Mas só existiam, ao que parece, sessenta prémios para distribuir, e sendo assim, o rateio fez-se pela ordem de entrada dos ‘pedidos’, com a eliminação natural dos menos qualificados para as tarefas de futuro que Vila de Rei exige.
Foram portanto seleccionadas para os primeiros trabalhos, uma jornalista e uma professora. Encarregar-se-ão do serviço de limpeza, a dias, onde a autarquia achar mais necessário.
Um êxito!
O entusiasmo, como pude constatar na televisão, era geral! Em primeiro lugar as felizes premiadas. Ainda sem esfregona e detergente, as duas brasileiras estavam prontas para atacar o primeiro lanço de escada que lhes aparecesse pela frente.
A edil da ideia, sorria de satisfação. Vila de Rei estava finalmente no mapa.
Rui Marques, ‘O Integrador’, como lhe chamei num dia mais lúcido, tinha descoberto a sua Índia.
Vitorino, por sua vez, terá visto a oportunidade de comprar um novo lote de terreno, a preços da chuva.
Havia um tipo de barba, que me pareceu sóbrio, mas Fátima não estava nos seus dias...refiro-me ao seu encanto, já conhecem o meu fraquinho.
Por isso desliguei a televisão ao fim de poucos minutos, e assim sendo, não lhes posso adiantar mais nada.
Peço desculpa.

Sem comentários: