quinta-feira, outubro 05, 2017

Para lá da república!

A espuma dos dias não nos deixa ver o caminho onde o futuro e o passado obrigatóriamente se entrelaçam. Mas é nesse caminho que estamos, caminho inexorável que o simbolismo das datas não se esquece de nos lembrar! Enquanto se comemorar a república a monarquia continuará a existir. Monarquia que como agora se vê no difícil transe que atravessa a Catalunha é ainda a última voz e a última esperança de uma unidade que, para o bem e para o mal, é sinal de solidariedade e grandeza. E não são essas afinal as razões que nos levaram a todos à união europeia?!

Mas a unidade nunca está segura e desenganem-se os que em Portugal a dão como adquirida! Lá como cá, foi um longo caminho, com avanços e desilusões, agregando laboriosamente aquilo que o egoísmo de cada reino ou república tendia a separar. Esse egoísmo permanece na história, e está agora em alta, só que já não é visto como egoísmo, tem outros nomes, é exaltado! Na Catalunha um desses nomes é a independência! Uma independência fictícia, ideológica, onde o acento tónico está nos direitos mas não está nos deveres. Típico de uma causa fracturante!

E vale a pena recuar no tempo e imaginar a facilidade com que Tarik entrou pela península e derrotou, sem apelo nem agravo, uma cristandade entretida nos seus vários egoísmos.

Como diz a canção – ‘não há nada de novo debaixo do sol’!


Saudações monárquicas

Sem comentários: